A conta chegou: Santa Vitória tem pior semana da Covid-19

Foto: Wagner de Paula

Desde março do ano passado, nunca o município de Santa Vitória havia registrado tantos casos em uma única semana.

De acordo com o Boletim Epidemiológico Covid-19 divulgado no sábado (16), pela Secretaria Municipal de Saúde, Santa Vitória fechou a semana com 576 casos positivos de coronavírus no Município. Em sete dias foram registrados 67 novos casos de Covid-19.

Com estes números, a semana fechou com os piores números registrados desde o início da pandemia no mês de março de 2020 em Santa Vitória, o que indica ritmo acelerado de evolução do novo coronavírus.

Os números atuais contrastam com os registrados nos meses de agosto, setembro e outubro, quando houveram baixos registros por infecção pela Covid-19.

Os baixos números registrados nestes meses foram reflexos do que foi feito lá no começo da pandemia.

Para relembrar, em março de 2020 foram adotadas as primeiras medidas de enfrentamento à pandemia de coronavírus em Santa Vitória, tais como suspensão das aulas, suspensão de eventos e restrições ao funcionamento do comércio.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE——

Junto a essas medidas, vieram as recomendações para manter o distanciamento entre as pessoas e o uso de máscaras, além do uso de álcool em gel (ou líquido) e lavar frequentemente as mãos com água e sabão.

Com medo, após o surgimento dos primeiros casos positivos de coronavírus, além do primeiro óbito pela enfermidade, a população acabou ficando bem mais vigilante em relação às medidas de prevenção.

A partir da flexibilização do funcionamento do comércio em Santa Vitória, com a adesão ao Minas Consciente do Governo, parte da população, que até então já perdia o medo da infecção pela Covid-19, relaxou e passou a ignorar os conselhos de prevenção.

Com a chegada do período eleitoral, a aglomeração aumentou drasticamente. Houve até intervenção do Ministério Público Eleitoral quanto ao assunto.

Depois, vieram as festividades de fim de ano e as diversas excursões para praias e resorts. Agora, a conta chegou.

Os altos índices de contaminação são preocupantes e, enquanto aguarda-se a próxima reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19, que acontecerá na semana que vem, quando decidirá através do dados analisados tanto da nossa macro, quanto da microrregião, se Santa Vitória passará ou não para a Onda Vermelha do Plano Minas Consciente, cabe a cada cidadão ter responsabilidade e fazer a sua parte, mantendo o distanciamento entre as pessoas, usando máscara e álcool em gel ou lavando frequentemente as mãos.

Qualquer sintoma respiratório, tais como: congestão nasal, tosse, coriza, falta de ar ou dor de garganta; perda de olfato e perda de paladar, associado à febre ou não, ligue para o número (34) 9-9992-3398, ou (34) 3251-8581 (Pronto Atendimento Municipal Jerônimo Teodoro).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *