Magistrada santa-vitoriense é empossada em nova diretoria do Tribunal de Justiça de MT

Tomou posse na serxta feira, 18, a nova diretoria que irá administrar o Poder Judiciário durante o biênio 2021/2022

Com informações Página 12

Tomou posse na sexta feira, 18,  a nova diretoria que irá administrar o Poder Judiciário do Estado do Mato Grosso durante o biênio 2021/2022.

A desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas assumiu como presidente com o desafio de gerir os Primeiro e Segundo Graus mato-grossense diante de um cenário social marcado pelo isolamento. Ao seu lado, assumiram também a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro (mineira de Santa Vitória), como vice-presidente, bem como o desembargador José Zuquim Nogueira, na cadeira de corregedor-geral da Justiça.

Diferente das posses anteriores, a solenidade foi planejada tendo em vista a nova realidade mundial, ou seja, evitando aglomerações. Sem servidores, magistrados, parentes e amigos presentes, no local da posse (Plenário 1) estavam apenas os desembargadores Carlos Alberto Alves da Rocha, ex-presidente, juntamente com nova presidente Maria Helena, além de reduzida equipe técnica.

Todos guardavam distância mínima de dois metros.

Em seu discurso de posse, Maria Helena ressaltou que a atual conjuntura de incertezas traz desafios que são impulso e convite para o crescimento e superação pessoal. Destacou ainda a honra em preencher uma lacuna temporal de 27 anos desde que a primeira mulher presidiu o Judiciário mato-grossense – desembargadora Shelma Lombardi de Kato. Dessa forma, dedicou a conquista vivenciada a todas as mulheres. Ela registrou ainda que essa é a primeira vez que duas mulheres estão à frente do Tribunal de Justiça e a consciência da enorme responsabilidade em suceder o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, bem como seus antecessores.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

A investidura no cargo de presidente foi dada a Maria Helena pelo desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, presidente da gestão 2019/2020. Na ocasião, ele pontuou em pronunciamento ações anunciadas no momento da posse e que foram concluídas nesses dois anos que se findaram como, por exemplo, investimentos em inovação, melhorias em infraestrutura e aumento na celeridade da prestação jurisdicional.

A exemplo das conquistas, ele citou a implantação do teletrabalho em todo o Judiciário com a chegada da Pandemia da Covid-19; inovações como os robôs TJ e Mako, além do Yuris que ainda está em construção; unificação de varas e secretarias nos Primeiro e Segundo Graus; melhoramento do ClickJud, app do Judiciário e a clusterização do banco de dados da Instituição. Ele apontou ainda que “para o Judiciário mato-grossense, o futuro é agora!”

Investida como presidente, Maria Helena iniciou a condução do evento e, por videoconferência, deu posse para seus pares na direção do biênio. As três autoridades firmaram compromisso legal estabelecido no Regimento Interno do TJMT de desempenhar com honra e dignidade as funções do cargo, zelando pelos interesses da Instituição, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição e as leis (artigo 49).

Durante o evento, foi lida mensagem de homenagem enviada pela desembargadora aposentada Shelma Lombardi de Kato, a qual foi representada pela juíza auxiliar da Presidência, Adriana Sant’Anna Coningham. Shelma foi a primeira mulher presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e do Tribunal Regional Eleitoral do Estado.

Na sequência, foram expostos vídeos de agradecimento à administração que terminou e apoio à diretoria vindoura, gravados pelos presidentes de instituições e poderes do Estado.

Compuseram o dispositivo virtual o governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes; a vice-presidente da Assembleia Legislativa estadual, Janaína Riva; o procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Leonardo Campos; o conselheiro interino do Tribunal de Contas do Estado, Luiz Carlos Pereira e o Secretário Estadual de Segurança Pública, Eduardo Bustamante.

Outras autoridades também participaram por videoconferência. Dentre eles, desembargadores, juízes, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e autoridades civis. A solenidade, transmitida em tempo real pelo YouTube e Facebook, foi acompanhada pelos familiares e amigos dos empossados e por cidadãos. Juntas, as redes sociais obtiveram 1.617 visualizações.

A celebração está disponível no YouTube (assista AQUI)  e no Facebook (acesse por AQUI)  do TJMT. As mensagens e congratulações aos desembargadores podem ser enviadas pelo Livro Virtual de Presenças, no link https://gestao20212022.tjmt.jus.br/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *