Mussarela ou muçarela?

Mussarela ou muçarela? Essa é uma dúvida frequente que pode induzir em erro muitos falantes da língua portuguesa.

Com informações Mundo Educação

Mussarela ou muçarela?
Essa parece uma dúvida fácil de ser respondida, afinal de contas, é claro que mussarela escreve-se assim, com dois ‘s’! É dessa maneira que a palavra é grafada pela maioria dos falantes da língua portuguesa, já que é assim que ela se apresenta nos folhetos de supermercados, nos cardápios dos restaurantes… Lembre-se de que nem tudo o que parece é, por isso o Mundo Educação vai oferecer para você mais uma dica ortográfica que será muito útil no seu dia a dia!

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Estamos tão acostumados com a palavra mussarela escrita com dois ‘s’ que o erro cristalizou-se. Quando imaginamos o vocábulo, dificilmente ele surge na memória com uma grafia diferente, não é mesmo? Pois então, a verdade é que a maioria de nós aprendeu errado ou se acostumou a encontrar a palavra repetidamente escrita de maneira equivocada. A grafia correta é muçarela, com cê-cedilha. Achou estranho e até mesmo feio? Mas gostando ou não, é assim que a palavra está registrada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, o VOLP, publicado pela Academia Brasileira de Letras.
Muçarela deve ser escrita com cê-cedilha e nós vamos te explicar o porquê. Quando o nosso sistema gráfico foi criado em 1943, convencionou-se que, nas palavras estrangeiras aportuguesadas, o fonema /ce/ diante das vogais “a”, “o” e “u” deveria ser grafado com cê-cedilha, tal qual “ça”, “ço” e “çu”. Portanto, se escrevemos paçoca, miçanga, açaí e açúcar, todas de origem estrangeira, por que então escrever muçarela com dois ‘s’?

Conforme o VOLP, nas palavras estrangeiras aportuguesadas, o fonema /ce/ diante das vogais “a”, “o” e “u” deve ser grafado com cê-cedilha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *