Médico destaca a não contaminação de nenhum profissional de saúde na linha de frente de combate a Covid-19

Médico Sérgio Moreira de Oliveira Júnior, diretor clínico do P. A. M. Jerônimo Teodoro.

Esta semana, o município de Santa Vitória ultrapassou a marca de 100 casos confirmados de Covid-19. Durante esse período, dezenas de pacientes suspeitos e confirmados foram internados no setor de isolamento, que foi estruturado no Pronto Atendimento Municipal Jerônimo Teodoro para o enfrentamento da pandemia.

Segundo o médico e diretor clínico Sérgio Moreira de Oliveira Júnior, uma das aflições dos profissionais da linha de frente, desde o início, ainda durante os presságios da chegada do vírus, era o risco de desassistência pela contaminação e afastamento dos profissionais médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, condutores, técnicos de radiologia e profissionais de limpeza, sem os quais seria impossível oferecer tratamento aos munícipes acometidos com as formas graves da doença.

Para minimizar os riscos da contaminação da equipe, foi adquirido EPIs, estruturação do sistema de isolamento e pressão negativa nos leitos e o sistema de sanitização de profissionais, além de elaboração dos protocolos de isolamento de aerossóis, de limpeza, de transporte, de paramentação e desparamentação, de intubação orotraqueal, de parada cardiorrespiratória, de coleta de exames e de rotinas de cuidado, tentando cercar por meio da organização de todas as práticas que pudessem representar risco de contaminação.

“Hoje – diz Sérgio Moreira, podemos conferir a eficiência das medidas e comemorar que, até o presente momento, nenhum profissional na equipe de assistência a Covid-19 de nosso serviço de isolamento foi contatado como caso confirmado. Assim, rogamos a Deus que mantenha a equipe protegida afim de que nos seja permitida a continuidade do nosso trabalho em cuidar de todos aqueles que precisarem”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *