Em visita à ABCZ, Zema fala sobre cortes de vagas no ensino em tempo integral
O governador Romeu Zema (Novo) desembarcou em Uberaba na noite deste domingo (28), por volta de 18h30, onde realizou visita na ABCZ, sendo recebido pelo presidente da entidade, Arnaldo Manuel Machado Borges. Diversas autoridades acompanharam a visita do governador, como o prefeito Paulo Piau (MDB), o deputado estadual Heli Andrade (PSL), a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e os vereadores Rubério Santos, Almir Silva e Cleomar Barbeirinho.
Durante caminhada pelo Parque Fernando Costa, após se reunir com lideranças do setor agropecuário e atual diretoria da ABCZ, Romeu Zema falou rapidamente com a imprensa e tentou explicar o corte das vagas do ensino em tempo integral. O governador reforçou que a decisão se deu por conta dos prédios que se encontram em situação precária, porém, garantiu que reavaliará a situação com o apoio dos deputados no orçamento.
O anúncio do corte de cerca de 70% das vagas de ensino em tempo integral na rede pública foi feito no início do mês e rapidamente se tornou alvo de reivindicações. Diversas lideranças pressionam o Estado para reavaliar a situação. Em Uberaba, 21 das 22 tiveram o tempo integral desativado e somente a E.E. Geraldino Rodrigues da Cunha continua oferecendo o ensino na cidade. Na região, também houve corte significativo no total de vagas do programa de Educação em Tempo Integral do Estado. Enquanto no ano passado 6.606 alunos do Ensino Fundamental foram atendidos, agora serão apenas 175. Foi autorizada uma escola em Veríssimo (25 vagas), uma em Frutal (100 vagas) e uma em Iturama (50 vagas).
Ausente na cerimônia oficial de lançamento da 85° Expozebu, Zema esteve em São Paulo, no sábado (27), onde participou de encontro entre governadores de estados que compõem as regiões Sul e Sudeste do Brasil. No encontro, os governadores ressaltaram que são contra a retirada de estados e municípios da reforma da Previdência. Eles disseram também que estão contribuindo na articulação política pela aprovação da reforma, para que as demandas dos estados sejam atendidas.
Após a visita, o governador embarcou de volta para Belo Horizonte, onde cumpre agenda nesta segunda-feira (29).
FONTE: Jornal da Manhã