Secretaria de Saúde apresenta ações da pasta durante a pandemia da Covid-19

Secretário Geraldo Júnior e o médico Sérgio Moreira, diretor do Pronto Atendimento Municipal

Desde o início do período de enfrentamento à pandemia de Covid-19 (coronavírus) no município de Santa Vitória, em meados de março, várias medidas e ações foram tomadas pela Secretaria Municipal de Saúde, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Preparação dos leitos clínicos

A primeira medida tomada pela Secretaria Municipal de Saúde foi a preparação dos leitos clínicos do Pronto Atendimento Municipal Jerônimo Teodoro, para receber possíveis pacientes infectados, de maneira a proteger tanto os demais pacientes, quanto os profissionais que trabalham no local.

Ala de isolamento com câmara de isolamento

Uma ala de isolamento, com o auxílio dos profissionais da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, foi montada com toda estrutura de isolamentos para cada leito, sendo criada, também, câmaras de isolamento para reforço do isolamento de aerossóis.
Segundo o médico Sérgio Moreira de Oliveira Júnior, diretor do Pronto Atendimento Municipal, como os pacientes mais graves produzem uma quantidade maior de aerossol, contaminando o ambiente, coloca em risco os funcionários e os demais pacientes no quarto. “Então, essa câmara reforça a retirada dessas partículas e a não contaminação dos profissionais e dos pacientes”, enfatizou.

Sanitizador

No local foi confeccionado um sanitizador, espécie de chuveiro que fica posicionado na entrada do isolamento, onde todo profissional (para entrar ou sair do isolamento) passa por essa névoa, composta por produtos sanitizantes, que matam o vírus.
Um sistema de pressão negativa nos leitos de isolamento também foi instalado, onde todo o ar contaminado é canalizado e jogado para fora do ambiente.

Equipamento de proteção individual

Novos EPIs foram adquiridos e, inclusive, foram confeccionados capotes com touca integrada e propés, que são equipamentos usados para proteção dos profissionais de saúde da linha de frente, cujo procedimento só pode ser realizado com a devida proteção, a fim de evitar a contaminação da pele e roupa do profissional. O material foi confeccionado pela equipe de confecção da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, sob orientação da Secretaria Municipal de Saúde.

Capotes com touca integrada e propés foram feitos em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Diminuição do fluxo de pessoas no Pronto Atendimento

Nesse ínterim, foi criada uma equipe volante, que atende através de um número de telefone, onde qualquer pessoa que tenha começado a sentir alguns sintomas, liga nesse número, onde um médico irá avaliar o paciente e, se necessário, faz o deslocamento até a residência do mesmo.
Com estas medidas iniciais, conseguiu-se a diminuição do fluxo de pessoas andando nas unidades de saúde, que poderiam estar infectadas e até mesmo contaminando outras pessoas.
Cada protocolo criado pela Secretaria Municipal de Saúde tem toda descrição, passo a passo de tudo que é realizado. Como exemplos os protocolos de intubação, de atendimento ao paciente sintomático, de paramentação e desparamentação dos profissionais de saúde, etc.
Segundo o secretário Geraldo Júnior, esses protocolos descrevem o passo a passo de como deverá ocorrer aquele determinado procedimento.

Medidas de enfrentamento são positivas

Durante o período de enfrentamento à pandemia de Covid-19, o Ministério Público da Saúde, a Promotora da Saúde de nossa microrregião, Maria Carolina Silveira Beraldo, tomou conhecimento dos procedimentos adotados pela Secretaria de Saúde de Santa Vitória e, inclusive, recebeu a visita do secretário Geraldo Júnior e do médico Sérgio Moreira no Ministério Público em Ituiutaba, onde puderam detalhar melhor sobre as medidas até então realizadas no Município.
Na ocasião, Maria Carolina aprovou as ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19 em Santa Vitória. A promotora até sugeriu a apresentação das medidas tomadas para os municípios da região, pois recomendaria que os demais municípios também adotassem o modelo implantado em Santa Vitória.
A promotora, inclusive, marcou uma reunião com o prefeito de Ituiutaba Fued Dib e o secretário de Saúde Isaías Tadeu Alves de Macedo, onde foram apresentados os procedimentos de estruturação e os protocolos. Desde então, o município de Ituiutaba está implantando e fazendo adaptações para a realidade deles.
Depois disso, outros municípios vieram conhecer de perto nosso isolamento a fim de replicar nos seus municípios, dentre os quais o prefeito de Ipiaçu Leo da Rádio e secretária de Saúde Roberta de Oliveira Mendes. Pouco depois, também vieram a secretária de Saúde de São Simão (GO) Liciane Regina de Oliveira Nora, médico e equipe técnica da cidade goiana.
Mais recente, Santa Vitória recebeu a visita dos diretores do Hospital São José que, igualmente, vieram conhecer de perto todos o procedimentos adotados pela Secretaria Municipal de Saúde com relação ao enfrentamento à pandemia de Covid-19. E, já nesta semana, estão implantando em Ituiutaba medidas semelhantes as tomadas pelas autoridades de Saúde de Santa Vitória.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *