Dia do Enfermeiro é comemorado nesta terça-feira
Para ajudar os médicos a cuidar dos enfermos, uma outra categoria profissional tem um papel decisivo: a dos enfermeiros, que têm no dia 12 de maio o Dia Internacional que comemora sua profissão.
Em Santa Vitória, são inúmeras as auxiliares, técnicas e enfermeiras que dedicaram ou que ainda dedicam anos à profissão e, para homenageá-las, selecionados algumas profissionais históricas.
Uma das mais famosas enfermeiras foi a senhora Lázara Antônia Silva, conhecida por tia Lázara, que marcou época como enfermeira no Hospital Genésio Franco de Moraes, onde trabalhou de 1975 a 1993. Tia Lázara faleceu no ano de 2008.
A jovem Neidemar Alves Pereira, carinhosamente chamada de Neide, tinha apenas 15 anos quando começou a trabalhar como enfermeira. Seu primeiro emprego foi no Hospital Genésio Franco de Morais, juntamente com a tia Lázara. Está há 37 anos na profissão.
Dona Maria Silvéria de Jesus fez o Curso de Enfermagem em 1987 e, desde então, passou a trabalhar como enfermeira no Hospital São Lucas. Depois atuou no Hospital Municipal, ficando até 1998, quando se aposentou.
A enfermeira Lázara Paulina Lacerda, vindo de Ituiutaba, em 1989, exerceu a profissão no Hospital Genésio Franco de Morais e no Hospital Municipal. Se aposentou em 2018 da profissão que, segundo ela, exerceu com muito bom gosto.
Inês Gomes da Silva, moradora do BDA, atuou de 1990 a 2017 como Técnica em Enfermagem no posto de saúde e mais recente no PSF Vicente Bonito.
Anésia Ferreira de Oliveira também fez história na enfermagem em Santa Vitória, atuando por 20 anos. Ela trabalhou no Hospital Genésio Franco de Morais, Hospital Municipal e no Hospital São Lucas.
A enfermeira Zilda Lopes Pereira Salazar começou a trabalhar em Santa Vitória no ano de 1988 no Hospital Genésio Franco de Morais como Técnica em Enfermagem. Formou-se em Enfermeira em 2004 pela UNITRI em Uberlândia e desde então exerce a profissão em Santa Vitória.