Irmãos desenvolvem projeto de ventilador pulmonar em Ituiutaba com intenção de ajudar pacientes com coronavírus
Ambos estudam medicina em Belo Horizonte e contaram com a ajuda do pai para desenvolver o equipamento.
Por MG1 e G1 Triângulo e Alto Paranaíba
Preocupado com a falta de ventiladores pulmonares em hospitais durante a pandemia do coronavírus, dois irmãos moradores de Ituiutaba decidiram fabricar um protótipo. Ambos estudam em uma faculdade de Belo Horizonte e contaram com a ajuda do pai para desenvolver o equipamento médico.
“A partir da ideia nós começamos a desenhar algo e chegamos a um pensamento. Fizemos alguns rascunhos, pesquisamos sobre fisiologia da respiração e depois ligamos para o meu pai que tem uma torneadora e apresentamos o projeto. Na hora ele aceitou e falou para a gente tentar desenvolver”, explicou o estudante de Medicina Vitor de Paula Gomes Junior.
Ao todo, o valor do protótipo ficou R$ 1 mil. Junior, além de estudar Medicina, também é formado em Engenharia de Controle e Automação. Assim, uniu os conceitos e técnicas em medicina com a prática na elaboração de equipamento para poder desenvolver o aparelho.
“Fizemos seis modelos para atender aquilo que precisamos, pois tem alguns pontos que queríamos atender, como ser um equipamento de baixo custo, rápida fabricação e contar com itens de fácil acesso”, explicou o estudante.
Com o protótipo pronto, Junior busca agora um parceiro para poder dar andamento ao projeto. “O equipamento tem intenção de ajudar, contribuir, então fazemos um apelo para quem tem a intenção de ajudar que entre em contato com a gente e possa contribuir”, pediu.
Para quem tem interesse em ajudar no desenvolvimento do projeto, basta entrar em contato com o estudante através do número (34) 99923-0413.