Carreta carregada com GLP tomba na BR-153

Na data de ontem, 22, por volta das 8h, o Segundo Pelotão de Bombeiros – Ituiutaba, foi acionado para realizar os trabalhos de prevenção durante ação de transbordo em uma carreta carregada com produto perigoso, sendo 28.350 litros de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), a qual seguia sentido Trevão/Prata, quando na altura do KM 70 – zona rural da cidade Monte Alegre de Minas veio a sair da pista, e tombar no acostamento. No local a equipe do Corpo de Bombeiros realizou o acompanhamento da empresa que responsável pelas operações de transbordo e descontaminação da área atingida, também realizou a técnica de resfriamento do tanque quando da sua manipulação, e aplicação de espuma de combate a incêndio evitando assim, a produção de centelhas ou fagulhas que poderiam causar incêndios ou até mesmo uma explosão. A operação foi realiza durante todo o dia e começo da noite, os trabalhos devem ser reiniciados no dia de hoje considerando que se faz necessários o uso de dois guindastes de grande porte para fazer o destombamento da carreta. O condutor da carreta não sofreu lesões. No local não houve vazamento no tanque da carreta, ficando intacto, e Não foi possível identificar o motivo da saída de pista da carreta. A rodovia se encontra liberada no dois sentidos, porém durante a operação de transbordo a concessionária da rodovia fecha uma das pistas, e aplica o sistema de tráfego Pare e Siga, visando assim dar fluência no tráfego, e de forma concomitante garantindo segurança aos envolvidos na operação de transbordo.
RISCOS DO GLP
Fogo: Extremamente inflamável em presença de fonte de ignição ou aquecimento. Os recipientes podem explodir com o calor do fogo. Ponto de fulgor = -60ºC.
Limites de explosividade: Superior (LSE): 2,5 –9,5% -Inferior: (ISE): 1,9 -2,1%.
Saúde: Irrita pele, olhos e vias respiratórias. Produto líquido causa queimadura por baixa temperatura. Vapores podem causar tonteira e dificuldade respiratória.
Meio Ambiente: Contamina cursos d’água tornando-os impróprios para uso em qualquer finalidade, podendo vir a destruir a fauna e a flora do local do derrame. Escoamento para rede de esgotos pode criar riscos de fogo ou explosão. Os vapores são mais pesados que o ar. Densidade: 0,5 –0,6.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *