Nova vala sanitária é inaugurada no aterro sanitário de Santa Vitória
Com informações do site da Prefeitura de Santa Vitória
A Prefeitura de Santa Vitória, através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos inaugurou nesta manhã do dia 18 de março de 2020 a nova vala sanitária no Aterro Sanitário do nosso município, já com a disposição de resíduos sólidos coletados na cidade de Santa Vitória e também, conforme cronograma de quarta-feira, os resíduos do distrito de Chaveslândia. Ressaltando que os resíduos do distrito de Perdilândia são coletados às segundas e sextas-feiras.
Participaram desta inauguração o secretário de obras e serviços urbanos Renato José de Paula, a engenheira ambiental Isadora Silva Queiroz, o vereador Joaquim de Lima, o encarregado de serviços urbanos e aterro da empresa Quebec Antônio de Oliveira Filho, o encarregado geral da empresa Quebec José Marcelino Paixão Garbin e a auxiliar administrativa da empresa Quebec Graciella Rodrigues de Oliveira.
Com o crescimento da população urbana, a alta demanda dos produtos industrializados e descartáveis, a melhoria do poder aquisitivo das famílias, vêm contribuindo para geração de grandes volumes de resíduos sólidos, e a disposição final destes resíduos sólidos domiciliares é um dos principais desafios enfrentados pelos municípios. Por isso, houve a necessidade de construção de nova vala sanitária, visando evitar a degradação ambiental, preservar os recursos naturais, promovendo assim a saúde pública e atendendo as normas ambientais vigentes. Ressaltando que a obra foi executada com recursos próprios do Município no valor R$ 482.027,93, numa área total de 4.140,00 m².
Em busca de prolongar a vida útil desta nova vala sanitária e fazer que a sua operação seja apenas para disposição de rejeitos (que não são possíveis reciclar), é essencial o apoio da população com ações diárias nas próprias residências e comércios, com a separação dos recicláveis e apoio a Coleta Seletiva. Mais informações sobre a Coleta Seletiva, entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca pelo telefone (34) 3251-8539.