Antônio Cabeleireiro faz 70 anos hoje
Hoje, 13, transcorre o aniversário de Antônio Francisco dos Santos, o popular Antônio Cabeleireiro.
Toda a família e amigos o cumprimentam pela data festiva, desejando felicidades e muitos anos de vida.
Parabéns!
HISTÓRIA DE VIDA
Aos 20 anos de idade, o ararunense Antônio Francisco dos Santos, o Tõe Cabeleireiro, deixou o sertão da Paraíba (em 1969) e veio para o estado de Minas Gerais. Primeiro, trabalhou como vaqueiro em fazendas dos municípios de Iturama e Campina Verde, até que se mudou para Santa Vitória, em 1979.
No ano seguinte, veio morar na cidade e montou uma barbearia na Avenida São Paulo. Diz ele que aprendeu o ofício “na raça”.
Depois de alguns anos atuando na função, se especializou no Curso de Cabeleireiros pelo SENAC de Ituiutaba, em 1988. Daí em diante, não parou mais e, até hoje, trabalha como cabeleireiro, num estabelecimento em frente ao Terminal Rodoviário. Já são 35 anos dedicados à profissão em Santa Vitória, incluindo o tempo que atuou como barbeiro.
No ano de 2006, Antônio decidiu retomar os estudos e fez o curso do EJA (Educação de Jovens e Adultos), equivalendo ao Ensino Fundamental, concluído em seis anos. Depois, fez o Ensino Médio na Escola Estadual Prefeito José Franco de Gouveia, concluído em 2014.
Os principais objetivos em busca da alfabetização, segundo ele, era tirar a Carteira Nacional de Habilitação, feito alcançado em 2008. Também, foi o de adquirir conhecimento para que pudesse se candidatar a vereador em Santa Vitória. “Eu queria ficar por dentro das coisas”, explica.
De fato, Antônio se candidatou a vereador em 2012, pelo partido PT. Não foi eleito, mas, afirma que foi uma experiência maravilhosa em sua vida.
Hoje com 70 anos (nasceu em 13/04/1949), Antônio é aposentado por tempo de idade. Quanto à profissão de cabeleireiro, diz que está prestes a parar, que já trabalhou muito.
Com relação à cidade, diz que gosta de morar em Santa Vitória, que é a terra que pretende viver até os últimos dias de sua vida
Antônio é viúvo de Maria Luz, com quem teve três filhos: Wilian, Luciene e Sirlene.