HC-UFU diz que paciente internada com suspeita de coronavírus em Uberlândia está estável

A paciente de 28 anos chegou da Itália em São Paulo e em seguida foi para Uberlândia. Em janeiro, o G1 havia noticiado que a unidade é referência para tratamento de casos suspeitos da doença.

Por G1 Triângulo e Alto Paranaíba

paciente de 28 anos que está internada com sintomas do novo coronavírus no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), tem quadro de saúde estável, conforme divulgado na manhã desta quinta-feira (27) pela assessoria de imprensa da unidade.

O caso suspeito foi confirmado na quarta-feira (26) pela Secretaria Municipal de Saúde que informou que já notificou o Estado. No fim da tarde, o secretário de Saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha Filho, vai falar com a imprensa para esclarecer sobre outras possíveis suspeitas levantadas na cidade.

Em janeiro deste ano, o G1 noticiou que o HC-UFU é referência nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba para tratamento de casos suspeitos da doença.

Ainda conforme informou o médico responsável pela paciente no HC-UFU, ela está com os sinais vitais dentro do limite da normalidade, respira em ar ambiente sem necessidade de oxigênio suplementar, a função renal e diurese estão preservadas e sem febre há 24 horas.

A jovem segue sendo monitorada em isolamento após ter chegado ao HC apresentando sinais e sintomas como: febre, tosse seca, dor de garganta e falta de ar leve – compatíveis com a suspeita de coronavírus.

De acordo com a assessoria do hospital, na hora da admissão da paciente foram coletados materiais para pesquisa diagnóstica, que já foram encaminhados para Belo Horizonte.

Viagem para Itália

Ainda segundo informações repassadas pelo Hospital de Clínicas, a jovem esteve na Itália entre os dias 13 e 21 de fevereiro, data que retornou para Uberlândia.

Estado e União

Na noite de quarta, feira, a Secretaria de Estado de Saúde informou que todas as informações sobre o coronavírus são divulgadas por meio do boletim epidemiológico via internet, após alinhamento com o Ministério da Saúde. No boletim do governo federal divulgado na tarde de ontem ainda não constava o caso suspeito no HC-UFU.

HC-UFU referência

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) é a unidade de saúde referência para 27 cidades da região para atendimento de possíveis casos suspeitos de coronavírus.

A medida foi definida durante reunião no dia 31 de janeiro, na Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Na época, a SES informou que uma ala do hospital tinha sido fechada para o tratamento da doença.

Emergência de saúde pública

No dia 30 de janeiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que os casos do coronavírus 2019 n-CoV são uma emergência de saúde pública de interesse internacional.

Coronavírus no Brasil

O Ministério da Saúde afirmou nesta quarta-feira (26), que foi comprovado o primeiro caso positivo de coronavírus no Brasil. Trata-se de um homem que mora em São Paulo, tem 61 anos, e veio da Itália. Esse é o primeiro caso da doença no país e em toda a América Latina.

Além dele, até o fim da manhã de quarta, o governo havia divulgado que existiam outros 20 casos em investigação e 59 suspeitas que já foram descartadas. ?

Ciclo do novo coronavírus — Foto: Arte/G1

Ciclo do novo coronavírus — Foto: Arte/G1

Recomendações

Os especialistas recomendam a “etiqueta respiratória” para evitar a transmissão: cobrir a boca com a manga da roupa ou braço em caso de tosses e espirros e sempre lavar as mãos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que os serviços de saúde adotem protocolos de prevenção antes, durante e depois da chegada do paciente, com desinfecção e ventilação de ambientes.

Para quem trabalha em pontos de entrada no país, como aeroportos e fronteiras, é recomendado o uso de máscaras cirúrgicas.

Caso haja algum caso suspeito em aviões, navios e outros meios de transporte, é recomendado usar máscara cirúrgica, avental, óculos de proteção e luvas. A inspeção de bagagens deve ser feita com máscara cirúrgica e luvas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *