Estudantes que fizeram prova do Enem em Ituiutaba relatam erro em nota; MEC promete correção

Por G1 – Triângulo

Duas estudantes de Ituiutaba relataram erro na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em conversa à TV Integração, Beatriz Aparecida Ferreira (foto) e Gabriela Dias Alves reclamaram que a quantidade de acertos não condiz com as notas divulgadas. Segundo as jovens, elas foram orientadas, por advogados, a entrarem com denúncia no Ministério Público. Veja abaixo a conversa.

Neste sábado (18), o ministro da Educação, Abraham Weintraub afirmou que foram encontradas “inconsistências na contabilização e correção da segunda prova do Enem do ano passado”. Não foi especificado em quais cidades os problemas foram detectados.

‘Notas foram muito baixas’

Beatriz Aparecida Ferreira relatou problemas no Enem em Ituiutaba — Foto: Reprodução/TV Integração

Beatriz Aparecida Ferreira relatou problemas no Enem em Ituiutaba — Foto: Reprodução/TV Integração

Em relato, a estudante Beatriz, que quer o curso de Medicina, contou que se prepara há quatro anos e se assustou quando viu o resultado. “Tive surpresa. Minha nota em Ciências da Natureza e Matemática foram muito baixas em relação aos acertos que eu tive. Tirei 300 e 400, respectivamente”.

Olhando as redes sociais, a jovem viu que muitas pessoas de Minas Gerais estavam reclamando da mesma situação.

“Fiquei mais aliviada. Fizemos um grupo em uma rede social e muitas pessoas entraram dizendo que estava acontecendo o mesmo problema, principalmente candidatos que fizeram prova em Viçosa“.

Conforme a estudante, ela tirou 960 na redação. “Quando vi minha nota baixa nas duas disciplinas, fiquei triste. É frustrante, fiquei desolada o dia todo, pois são quatro anos estudando e ter uma decepção dessa. Se isso não resolver, vou ficar muito prejudicada”, explicou.

Inconsistências, diz ministro da Educação

Durante o posicionamento, Weintraub informou que o erro atingiu 0,1% dos candidatos que prestaram o exame.

“Nós encontramos inconsistências na contabilização e correção da segunda prova do Enem do ano passado. Um grupo muito pequeno de pessoas teve o gabarito trocado quando foram fechados os envelopes. Uma inconsistência fácil de ser consertada. Estamos falando de alguma coisa como 0,1% das pessoas que fizeram, dos milhões [que prestaram a prova]”, disse o ministro em vídeo publicado em uma rede social.

O ministro afirma que o erro está sendo corrigido. De acordo com o Inep, 3.935.237 pessoas fizeram o Enem 2019 em 3 e 10 de novembro – 72,81% dos 5.095.388 inscritos.

Já o presidente do Inep, Alexandre Lopes, noticiou que o órgão segue fazendo buscas por outros erros. Um email foi criado para que os candidatos que se sentirem prejudicados enviem tirem dúvidas. O endereço é enem2019@inep.gov.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *