Programa URT de Criação de Peixes é lançado em propriedade em assentamento

Na manhã de domingo, dia 24 de novembro, o secretário municipal de Meio Ambiente e Pesca Maurício Lorena, acompanhado dos colaboradores Agnaldo Garcia e Rivelino Barsanulfo, estiveram no Assentamento Paulo Freire, na propriedade da agricultura familiar do casal Vanderlino e Maysa, onde fizeram o lançamento de uma Unidade Referência Tecnológica – URT, projeto inovador que consiste em um sistema compacto de criação de peixes em caixas d`águas por meio de recirculação, aproveitando instalações de um curral de ordenha.
Maurício Lorena explica que o programa”URT de Criação de Peixes” constitui-se em um sistema integrado para produção de alimentos, desenvolvido para gerar segurança e soberania alimentar para seus usuários.
O elemento central da solução tecnológica é a criação de peixes, em caixas d`águas ou tanque, com sistema de recirculação e filtragem biológica por meio de plantas aquáticas e cultivos de hortaliças, tem como principais vantagens o baixo custo de investimento inicial em torno de R$ 500,00 a R$1.000,00, este valor varia de acordo com aproveitamentos de materiais encontrados nas propriedades. “É uma solução integrada, que pode ser facilmente adaptada às necessidades, experiência, preferências do produtor, afim levar a tecnologia aos demais produtores do assentamento”, enfatiza o secretário.

Programa URT de criação de peixes.


Maurício Lorena reitera, ainda, que é uma solução apropriada para pequenos espaços (a partir de 100 m2), em áreas urbanas e rurais; e é uma solução dimensionada para atender às necessidades nutricionais de uma família de quatro pessoas, no atendimento às recomendações nutricionais da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A tecnologia é fundamentada em quatro princípios: 1) miniaturização,
2) replicabilidade,
3) escalonamento da produção,
4) segurança alimentar e nutricional.
Oportunamente, o secretário agradeceu ao senhor Mariozan de Freitas e ao “Pesque Pague lá em Casa”, pela doação de quase mil alevinos de tilápia para implantação da URT de Criação de Peixes.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *