Bombeiros capacitam Guarda-Vidas Civis para atuarem na região

O 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Ituiutaba realizou o curso de qualificação e requalificação de Guarda-Vidas Civis para atuarem na prevenção em piscinas, rios e lagos da região.
Baseado na nova Portaria nº 33 / 2018, o curso foi dividido em parte teórica e prática com o objetivo de formar profissionais capacitados para esse serviço.
O curso contou com 19 matriculados, dentre os quais 16 estavam realizando a requalificação e 3 a sua qualificação.


Além de conhecerem as competências, atribuições e responsabilidades do guarda-vidas, também foram instruídos quanto ao trabalho preventivo, ao desenvolver habilidade interpessoal para orientar pessoas de diferentes perfis quando necessário.
Nas atividades práticas de Salvamento Aquático, apresentaram condicionamento físico, resistência e confiança necessários para realização de prevenção e salvamento em ambiente aquático, além de dispor de boa flutuação estática e dinâmica.
No Módulo de Primeiros Socorros, aprenderam a avaliar o paciente e definir os graus de afogamento, aplicando técnicas referentes à avaliação primária, secundária e continuada em vítimas de agravos clínicos e traumáticos.


Técnicas de RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar), juntamente com a utilização do DEA (Desfibrilador Automático Externo), foram treinadas e aplicadas com o tratamento de lesões, ferimentos, emergências clínicas e transporte de vítimas. Tudo isso para formar um profissional completo na área.
O Corpo de Bombeiros Militar tem interesse na formação desses profissionais, pois acredita que a prevenção é a melhor ação no combate ao acidente. Para atuarem como guarda-vidas eles têm que serem credenciados no CBMMG, e tanto curso quanto o credenciamento têm validade por dois anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *