Ecovias Cerrado investe em método mais sustentável para manutenção do pavimento


Com informações Ecovias Cerrado
A Ecovias Cerrado está utilizando uma nova técnica para deixar as atividades de manutenção e restauração da rodovia mais sustentáveis. Desde o final do último ano, a concessionária passou a reaproveitar material fresado para compor a mistura utilizada no revestimento asfáltico. Como vantagem, a iniciativa contribui no aumento da qualidade do pavimento, na diminuição de resíduos gerados e na economia de recursos naturais que seriam retirados, por exemplo, de jazidas.
A fresagem é um processo que ocorre durante a restauração asfáltica, quando é feita a “raspagem” de camadas do pavimento. O resíduo gerado dessas atividades é chamado de material fresado e tecnicamente conhecido pela sigla RAP (do inglês reclaimed asphalt pavement).
A Ecovias Cerrado já reutilizava esse subproduto para compor camadas mais profundas do pavimento, como a base e a sub-base. A novidade é que agora a concessionária passou a incorporar 15% de RAP no material utilizado no revestimento asfáltico, que é a camada que forma a pista de rolamento e entra em contato com os pneus dos veículos.
Segundo explica o Gerente de Engenharia da concessionária, Guilherme Gonçalves, para viabilizar essa técnica foi necessário fazer uma nova etapa no beneficiamento do material, além de uma preparação na Usina de Asfalto e um controle tecnológico mais rigoroso.
“O reaproveitamento, somado à utilização do asfalto-borracha, é o que existe de mais moderno quando falamos em pavimentação sustentável. Todo esse processo reforça o compromisso da concessionária com o meio ambiente e com a inovação”, diz.
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Desde outubro de 2024, mais de 10 mil toneladas de asfalto já foram aplicadas com reaproveitamento do RAP em obras da BR-365. O material foi utilizado em frentes como as de recuperação do pavimento e de implementação de faixas adicionais entre os quilômetros 815 e 818, em Minas Gerais.
ACOSTAMENTOS
A Ecovias Cerrado também passou a incorporar material fresado para fazer o preenchimento de degrau em acostamentos, utilizando uma mistura a frio com emulsão asfáltica. Esse serviço visa regularizar eventuais desníveis entre a pista e o acostamento, trazendo maior segurança aos usuários.
Desde novembro de 2024, a concessionária tem utilizado uma mistura feita 100% de material fresado.
“Isso significa que nenhum material precisa ser extraído para que possamos executar essa frente de serviço, sendo mais um avanço em sustentabilidade promovido por nossa concessionária”, explica Guilherme Gonçalves.
