3ª onda de calor em 2025 não afasta possibilidade de chuva nas regiões do Alto Paranaíba e Triângulo

Pode haver pancada de chuva isolada e de curta duração, porém com baixo efeito na redução do calor.

Com informações Sou Patos

A predominância de uma massa de ar quente e seco sobre Minas Gerais esta semana não afasta por completo a chance de chuva, em especial nas regiões do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro, aponta o Instituto Climatempo. Além das áreas citadas, o Sul de Minas também tem possibilidade de receber pancadas isoladas e de curta duração entre hoje, dia 18, e os próximos dias.

Contudo, ao longo da semana, a tendência é de estabilidade e calor típico da época de verão em todo o estado. O Climatempo prevê temperaturas máximas de 39 °C, por exemplo, no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. Na capital mineira, Belo Horizonte, a máxima deve atingir 33 °C, com umidade do ar em torno de 30% à tarde, indica a Defesa Civil.

——CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—-

PRODUÇÃO AGRÍCOLA

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, a onda de calor acontece quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C ou mais a média mensal durante, pelo menos, cinco dias consecutivos. Além disso, essas condições devem abranger uma área ampla, e não apenas uma localidade. Para as áreas de produção agrícola, os dias vindouros também devem ser de tempo seco e elevadas temperaturas, com possibilidade de chuva de forma isolada, porém com baixo efeito na redução do calor.

Além de Minas Gerais, os estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Goiás e a Bahia também enfrentam essa condição climática, que passou a ganhar força desde o último domingo, dia 16. Há possibilidade do fenômeno, chamado de terceira onda de calor em 2025 no país, persistir até a próxima segunda-feira, dia 24, aponta o Climatempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *