PIS/Pasep: consulta ao abono salarial 2025 pode ser feita nesta quarta; saiba se você tem direito
Pagamento começa em 17 de fevereiro para os beneficiários nascidos em janeiro
Com informações O Tempo
Os trabalhadores podem a partir desta quarta-feira (5/2) consultar se têm direito a receber o Abono Salarial Pis/Pasep 2025, referente ao ano-base 2023. O pagamento começa em 17 de fevereiro para os beneficiários nascidos em janeiro. Têm direito ao benefício, trabalhadores da iniciativa privada e do funcionalismo público que estiveram empregados por pelo menos 30 dias em 2023 recebendo até dois salários mínimos.
É preciso ainda estar inscrito há pelo menos cinco anos no PIS/Pasep e que o empregador tenha informado os dados corretos na Rais (Relação de Anual de Informações Sociais) até maio de 2024. As retiradas podem ser feitas até 29 de dezembro do ano que vem. Clientes da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil recebem direto na conta.
O PIS é pago pela Caixa a trabalhadores da iniciativa privada e o Pasep é depositado pelo Banco do Brasil a servidores públicos. A partir de 2025, a ideia do governo é fazer com que o valor que dá direito ao abono seja corrigido apenas pela inflação e não pela regra do salário mínimo, que tem reajuste real. Com isso, o benefício será limitado a quem ganha até um salário mínimo e meio em 2035.
Veja o calendário do pagamento do abono salarial em 2025
Mês de nascimento – Data de pagamento
Janeiro – 17 de fevereiro
Fevereiro – 17 de março
Março e abril – 15 de abril
Maio e junho – 15 de maio
Julho e agosto – 16 de junho
Setembro e outubro – 15 de julho
Novembro e dezembro – 15 de agosto