Novo golpe virtual tem CNH suspensa como isca

Mensagens fraudulentas por SMS, e-mail e WhatsApp fazem falsas ameaças de suspensão da CNH; veja como se proteger

Com informações O Tempo

Motoristas de todo o Brasil estão sendo alvo de um novo golpe virtual que simula notificações de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As mensagens, enviadas por SMS, WhatsApp e e-mail, direcionam as vítimas para sites falsos que imitam portais oficiais do governo.

O golpe da CNH suspensa

Conforme o alerta feito pela Associação Nacional dos Detrans (AND), os golpistas direcionam as vítimas para páginas falsas que simulam o portal GOV.BR.

Após inserir seus dados, os condutores recebem informações falsas sobre supostas infrações sendo incentivados a realizar pagamentos para “regularizar” a situação.

Exemplo de SMS fraudulento do novo golpe da CNH suspensa – Foto: Reprodução

Os Estados com mais casos registrados até então incluem São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, mas pelas redes sociais já há relatos desta nova tentativa de golpe em Minas Gerais.

“Os contatos dos Detrans são realizados pelos canais oficiais, como correspondências enviadas pelos Correios ou plataformas digitais devidamente identificadas”, reforça Givaldo Vieira, presidente da AND.

Vieira orienta que notificações sobre suspensão ou cassação de CNH recebidas por meios não oficiais sejam imediatamente denunciadas às ouvidorias, ou à polícia.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Confie apenas nos canais oficiais

Para consultar informações sobre infrações ou processos, os motoristas devem acessar os sites oficiais dos Detrans ou utilizar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

A ferramenta permite a adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), garantindo o recebimento de notificações de infração de forma segura e exclusivamente digital.

Como identificar o golpe?

Mensagens com tom alarmista, URLs que não têm o domínio “.gov.br” e solicitações de pagamento por QR Code ou PIX são indícios claros de fraude. Em caso de dúvida, o motorista deve sempre consultar os canais oficiais do Detran de seu estado.

A AND destaca que os órgãos de trânsito estão atentos ao golpe e reforçam suas orientações para proteger os cidadãos e garantir a segurança das informações.

O que fazer se você já caiu no golpe?

Se você já realizou algum pagamento, entre em contato imediatamente com a sua instituição financeira para tentar cancelar a transação.

Faça um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima, relatando o ocorrido. Além disso, informe o Detran do seu Estado sobre o ocorrido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *