Luto: Morre Dona Damiana, primeira mulher a trabalhar como varredeira de rua em Santa Vitória
A aposentada Damiana Maria da Conceição faleceu nesta segunda-feira (28). Ela tinha 82 anos de idade e morreu devido a problemas de saúde.
Dona Damiana era viúva de Sebastião Ferreira da Penha, com quem tivera dez filhos: Juvenal, Abadio “Badu”, José da Penha, Donizete, Raimundo, Josefa, Maria Aparecida (Cidinha), Rosa, Maria José e Antônio, que lhes deram 22 netos e 26 bisnetos
O corpo está sendo velado no Velório Municipal.
O sepultamento será hoje às 16 horas no Cemitério de Santa Vitória.
Embora a perda seja imensa, que as memórias da querida Dona Damiana mantenham seus familiares unidos em amor e carinho.
Nossos pêsames!
História de vida
No início da década de 1960, Dona Damiana, juntamente com o esposo Sebastião, veio de Santa Cruz (RN) para morar em Santa Vitória. A viagem foi num caminhão pau de arara.
Conta a família que Seu Sebastião trabalhou por um tempo na Prefeitura de Santa Vitória, mas teve que se ausentar por motivos de saúde.
A partir de então, Dona Damiana, vendo a necessidade de ajudar a criar os filhos, foi atrás de emprego na mesma empresa que o marido trabalhava. Na época era um serviço que quem exercia era homens, mas ela não desistiu e assim conseguiu a vaga, sendo a primeira mulher a exercer o trabalhar de varrer rua na cidade de Santa Vitória, abrindo a sim as portas e oportunidades para outras mulheres.
Com muita luta, a guerreira Dona Damiana construiu uma casa no Bairro Dom Alexandre, aonde criou seus filhos e residiu até falecer.