Concessionária EPR capta R$ 1,3 bilhão para complexo rodoviário no Triângulo Mineiro

Com informações Diário do Comércio

A EPR Triângulo recebeu R$ 1,3 bilhão para modernizar e ampliar o complexo de rodovias no Triângulo Mineiro. O valor foi obtido por meio da oferta de emissão de debêntures com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e financiará o 1º ciclo de investimentos no sistema.

Com investimentos totalizados em R$ 2,1 bilhões a serem investidos até 2031, a emissão foi considerada a primeira de longo prazo para um participante no mercado de investimentos em rodovias no Brasil. A expectativa é que o projeto possa gerar cerca de 880 empregos, entre diretos e indiretos na região.

Para o diretor-presidente do Grupo EPR, José Carlos Cassaniga, a eficiência na gestão de projetos de infraestrutura da empresa foi decisiva para o acesso a recursos financeiros que viabilizam a manutenção das operações. Segundo ele, as iniciativas, aliadas às práticas de cumprimento dos processos contratuais e a atuação em prol do desenvolvimento regional, contribuem para que o resultado seja favorável a quem trafega pelas rodovias sob concessão na região.

Inicialmente, ações preveem intervenções de caráter corretivo para melhorar trafegabilidade e segurança ao usuário. Entre as medidas destacadas estão serviços 24 horas, com a disponibilidade de seis ambulâncias, sete guinchos, três veículos de combate a incêndio e um veículo adaptado para remoção e apreensão de animais.

Também estão previstos nesta etapa a inserção de veículos para inspeção de tráfego e supervisão de operações. A EPR Triângulo destaca ainda que direcionará recursos para suporte ao usuário e tecnologia: no período, serão implementadas base de apoio aos usuários e um centro de controle operacional, que permitirá um acompanhamento contínuo das condições do local.

Já a partir do terceiro ano de contrato, estão previstas obras estruturais e de ampliação. Ao todo, serão 55 quilômetros (km) de faixas adicionais, 353 km de acostamentos, 36 km de duplicações, além da instalação de paradas de ônibus, otimização de acessos, adequações de pontes e viadutos e novos dispositivos de segurança.

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Mercado está receptivo com investimentos em rodovias

Um dos destaques da recente captação é a redução de participação do BNDES com relação ao compromisso inicial firmado pelo banco. De acordo com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o montante, que era de R$ 525 milhões, passou para aproximadamente R$ 187 milhões.

Mercadante acrescenta que medida é resultante do sucesso da oferta e mostra uma receptividade positiva do mercado com relação aos investimentos. “O BNDES atuou de forma complementar aos investidores privados e aos demais bancos coordenadores, reduzindo a sua participação frente ao seu compromisso inicial”, comenta.

Iniciada em 2023, a concessão do complexo de rodovias no Triângulo Mineiro terá a duração de 30 anos. Durante o período, estão previstos investimentos totais na ordem de R$ 5,9 bilhões.

De acordo com a concessionária, os investimentos em infraestrutura e tecnologia seguem constantes com foco em melhorar a experiência dos usuários e assegurar respostas rápidas em situações de emergência. De janeiro a agosto de 2024, foram realizados mais de 11 mil atendimentos sendo, 5.820 de socorro mecânico e 4.035 remoções de veículos, além de 881 atendimentos pré-hospitalares e 442 atendimentos à demais incidentes.

Ao todo, o projeto engloba 9 rodovias: BR-452, BR-365, MGC-452, MGC-462, LMG-782, LMG-798, LMG-812, MG-190 e MG-427 e se estende por 627,4 km no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Os respectivos trechos passam por 16 municípios, dentre eles, Araguari, Araxá, Patrocínio, Uberaba e Uberlândia.

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