Brasil tem alerta vermelho para onda de calor; veja onde
Com informações Globo Rural
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta vermelho de “grande perigo” para a continuidade da onda de calor no Centro-Sul do Brasil. Ou seja, até sexta-feira (23/8), ainda há previsão de muito calor e tempo seco em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Paraná e até parte de Santa Catarina e parte de Rondônia. O alerta máximo do instituto indica risco à saúde com temperaturas 5ºC acima da média por um período maior do que cinco dias.
Exceto no Rio Grande do Sul, a tarde de quinta-feira (22/8) segue quente nos Estados atingidos pelo bloqueio atmosférico. Cuiabá, por exemplo, segue com temperaturas entre 26ºC e 41ºC na sexta-feira. Com grande variação térmica, Goiânia terá mínima de 19ºC e máxima de 35ºC.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
Além do calor, o tempo seco segue como destaque com valores considerados emergenciais pela Organização Mundial da Saúde (OMS), abaixo de 12%. O alerta amarelo de “perigo potencial” do Inmet abrange Estados das cinco regiões do Brasil, com agravantes no Centro-Oeste. A vigência do aviso tem duração até 19h desta quinta-feira.
Nesta quarta-feira, 193 municípios registraram 20% ou menos de umidade relativa do ar, considerado “nível de alerta”. Cotriguaçu, em Mato Grosso do Sul, marcou 8%, enquanto Amambaí (MS), Barretos (SP) E Cuiabá registraram 10%.