Com método inovador, Ecovias Cerrado e Inmetro iniciam aferição da última balança de pesagem em movimento na BR-365


Com informações Ecovias Cerrado
A concessionária Ecovias Cerrado, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (IPEM) vão realizar, entre as próximas quarta (7) e sexta-feira (9), testes de aferição na balança de pesagem em movimento (HS-WIM, na sigla em inglês) do km 649 da BR-365, em Uberlândia-MG. Pela primeira vez na história dos institutos, fiscais acompanharão os procedimentos remotamente, com a gravação e o compartilhamento de dados de forma online e em tempo real.
O aparelho do km 649 é o quarto com a tecnologia de pesagem em movimento na velocidade da via a ser instalado na concessão da Ecovias Cerrado. Ele está situado no sentido leste da pista, ou seja, de Monte Alegre de Minas a Uberlândia, em um trecho de rodovia duplicada.
A aferição é a última etapa a ser cumprida antes da operacionalização do aparelho. O processo visa averiguar a precisão dos sensores, o tempo de processamento dos dados, o índice de confiabilidade dos resultados, entre outros critérios.
Para isso, serão feitos testes utilizando cinco veículos pesados de eixos variados, todos carregados, que farão 120 passagens sobre os sensores, em três níveis de velocidade, segundo explica o Gerente de Operações da concessionária, Bruno Araújo Silva.
“O objetivo é verificar a capacidade da balança informar dados precisos em meio aos diferentes cenários encontrados na rodovia, em alta e baixa velocidade. Caso o Inmetro e o IPEM aprovem e homologuem esta balança, ela estará apta a operar em caráter fiscalizatório dentro de 30 dias. Com isso, a concessionária concluirá seu projeto de implantação do HS-WIM, que é o primeiro em todo o mundo a conseguir pesar caminhões e ônibus em alta velocidade”, afirma.
——–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE——

MÉTODO INOVADOR
O processo de aferição da balança do km 649 da BR-365 contará com uma novidade. Pela primeira vez na história do Inmetro e do Ipem, fiscais acompanharão as avaliações de forma remota, em um sistema online, com gravação dos dados em tempo real.
O diretor de metrologia legal do Inmetro, Marcelo Morais, destaca que a novidade permite ampliar a transparência das aferições do Instituto.
“Nossos fiscais vão analisar, em tempo real, os dados que serão gerados pelas equipes de campo durante as passagens pelas balanças. Toda troca de informação será gravada e armazenada em arquivos que poderão ser acessados posteriormente, caso haja necessidade. É uma vantagem em relação ao método de avaliação tradicional, que é feito com a equipe toda em campo, o que gera maior dificuldade para o registro das informações”, afirma.
O Gerente da Ecovias Cerrado, Bruno Araújo Silva, destaca a quebra de paradigma proporcionada pela aferição remota. “Além de maior transparência, a aferição por meio remoto dá mais liberdade logística aos institutos de metrologia, que não mais necessitam deslocar grandes equipes aos locais de pesagem. O sistema é muito promissor e pode dar mais celeridade ao processo de homologação de balanças em todo o País”, conclui.
——-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE——

INTERDIÇÕES
Por questões de segurança, a Ecovias Cerrado poderá realizar bloqueios parciais ou totais temporários no km 649 da BR-365, no sentido Monte Alegre-Uberlândia, para as aferições da balança. Os testes estão previstos para começarem a partir das 8h das próximas quarta, quinta e sexta-feira.
Caso realizadas, as interdições serão comunicadas nos canais oficiais da concessionária, como perfis no Instagram, X e Threads (@EcoviasCerrado), e canal no WhatsApp.
Informações sobre as condições de tráfego também podem ser obtidas em tempo real por ligação ou mensagem no aplicativo WhatsApp para o número 0800 0364 365.
– Como funcionam as balanças?
O HS-WIM opera por meio de sensores instalados no pavimento e câmeras posicionadas em pórticos. O veículo tem o peso da carga aferida assim que passa com os pneus sobre os sensores, sem precisar diminuir a velocidade com que trafega. Esses mesmos sensores permitem a categorização do veículo e a contagem dos eixos. Ao mesmo tempo, as câmeras inteligentes fazem o registro da placa.



