Moradores cobram reabertura de escola na zona rural de Ituiutaba

Moradores da comunidade rural do Córrego da Chácara, localizada no município de Ituiutaba, pedem a revitalização e reabertura da Escola Municipal José Ramos da Silva, que funcionava há 43 anos e que foi fechada na última segunda-feira, dia 7. Ter aulas na localidade é mais acessível e prazeroso para as crianças, que já estão familiarizadas no local.

Conforme apurado pela reportagem, com o fechamento, os alunos – cerca de 23 estudantes – terão que estudar em uma unidade escolar na cidade de Ituiutaba, num percurso de 38 quilômetros, o que é bem distante da casa de muitos deles. O pior de tudo é que há vagas somente no período da tarde.

“Além de ficar muito longe para as crianças estudarem, tem criança que chegaria em casa quase oito horas da noite, sendo que sai da escola às cinco da tarde, e isso é desumano”, disse uma moradora, que não quis ser identificada.

Segundo a moradora, o motivo do fechamento alegado pela Prefeitura de Ituiutaba é de que o prédio da referida escola “não oferece estrutura adequada para a segurança e bem-estar aos alunos”.

“Nossa comunidade espera que haja um consenso por parte das autoridades competentes e que esta decisão de fechamento de nossa escola seja revista pois, do contrário, teremos um impacto negativo para a educação destas crianças”, completou.

Vale lembrar que a educação do campo é um direito garantido pela Lei Federal 9394/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação (LDB). O artigo 28 da lei determina que a educação básica deve ser oferecida às comunidades rurais com as adaptações necessárias para atender às peculiaridades regionais. Essas escolas são essenciais para trabalhadores rurais, crianças e adolescentes que não têm acesso às unidades de ensino nas cidades.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *