AMVAP reúne prefeitos e debate temas estratégicos para o desenvolvimento regional


Nesta quinta-feira (10), na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (AMVAP), em Uberlândia, foi realizada a 332ª Assembleia Geral Ordinária, com a presença de prefeitos da associação. O encontro teve como foco a deliberação de pautas importantes para o fortalecimento da gestão municipal e o desenvolvimento regional.
A abertura dos trabalhos foi feita pelo presidente da AMVAP e prefeito de Cachoeira Dourada, Aleandro Silva – Candango, que destacou a importância do diálogo intermunicipal. “Estamos num momento em que os desafios enfrentados pelas administrações municipais exigem união, planejamento e cooperação. A AMVAP é esse canal de fortalecimento das nossas cidades”, afirmou.
A pauta dos trabalhos seguiu sob condução da secretária executiva da entidade, Maria Pedrosa, que coordenou as discussões na ordem do dia.
Entre os principais temas debatidos, esteve a realização da Copa AMVAP, que terá sua abertura oficial em 24 de maio, em Cachoeira Dourada. “Mais do que uma competição, a Copa AMVAP é um projeto de integração entre os jovens e as comunidades da nossa região”, comentou Candango.
Também foram discutidas ações institucionais como a participação no Congresso Mineiro de Municípios, que ocorrerá em Belo Horizonte, e a Marcha dos Prefeitos à Brasília, com temas centrais como a autonomia municipal, o pacto federativo e a sustentabilidade fiscal. “Esses eventos são estratégicos para apresentarmos nossas demandas diretamente aos tomadores de decisão”, reforçou o presidente.
Outro ponto de destaque foi o “Projeto Regulariza Municípios”, apresentado pela Dra. Nádia Sudário, que visa dar suporte jurídico e técnico na atualização da legislação urbana local aos municípios. Já a Secretária Executiva da AMUSUH, Terezinha Sperandio, abordou a importância da representatividade dos municípios sedes de usinas hidroelétricas e de áreas alagadas, enfatizando o papel da associação na defesa de compensações justas.
——–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE——

Durante a assembleia, também foi entregue o certificado de Membro do Conselho dos Municípios Alagados ao prefeito Francisco Neto, de Tupaciguara. A homenagem foi entregue pelo presidente da Amvap e também diretor da AMUSUH – Aleandro Silva “Candango” e pelo conselheiro da AMUSUH, prefeito Selmo, de Indianópolis.
Por fim, por iniciativa do Consórcio Amvap Saúde, foi discutida a proposta de gestão de medicamentos com compras compartilhadas pela Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia – FAEPU, para os municípios consorciados. Seguindo a pauta do dia, o advogado da Amvap Dr. Alexandro Paiva apresentou ainda os principais pontos de atenção da reforma tributária, com foco nos impactos diretos para os municípios.
A 332ª Assembleia reforçou o papel da AMVAP como espaço de articulação e união entre os municípios, promovendo o desenvolvimento local com responsabilidade, transparência e visão estratégica.
