OAB-MG reforça alerta para o ‘golpe do falso advogado’
Média de crimes na modalidade tem um registro a cada três dias em Minas Gerais


Com informações O Tempo
Golpistas estão se passando por advogados e entrando em contato com clientes, afirmando que seus casos foram bem-sucedidos. Apresentam dados do processo e das partes envolvidas, solicitando transferências bancárias para a liberação de recursos.
Gustavo Chalfun, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG), alerta que, antes de realizar qualquer transação financeira ou compartilhar dados por mensagem, façam uma verificação dupla. Ele reforça a importância de conferir as informações nos canais oficiais da Ordem.
Em janeiro, O TEMPO já havia denunciado a prática que tem se tornado comum. Em 2024, a ouvidoria da OAB-MG recebeu 135 denúncias da prática, que se configura estelionato.
Chalfun também enfatiza que “advogados que utilizarem a profissão para praticar atos incompatíveis com os valores da advocacia serão devidamente responsabilizados.”
Quem foro vítima desse tipo de golpe ou tentativa, pode fazer a sua denúncia nos canais de ouvidoria da OAB-MG por meio desse link.
A Ordem mineira disponibiliza ainda uma cartilha informativa sobre golpes comuns aplicados contra advogados e clientes, disponível clicando aqui.
