Novo Trevão de Monte Alegre de Minas zera acidentes no entroncamento das BRs 365 e 153

Com informações Ecovias do Cerrado

Nesta terça-feira (8), a entrega e a liberação do Trevo de Monte Alegre de Minas, no Triângulo Mineiro, completam 1 ano. Além do aniversário da inauguração, a concessionária Ecovias Cerrado também celebra outro importante marco conquistado com o dispositivo: o fim dos acidentes de trânsito registrados no local.

Situado no km 706 da BR-365, no entroncamento com a BR-153, o Trevo de Alegre de Minas teve a construção finalizada com investimentos de R$ 50 milhões. O objetivo da obra era resolver um dos principais gargalos viários da região, já que havia no local uma rotatória obsoleta para o atual volume de tráfego, o que trazia riscos para a segurança dos usuários.

Para se ter uma ideia, entre o início de sua operação, em 2020, até abril de 2024, a Ecovias Cerrado registrou 75 acidentes apenas no km 706, desconsiderando o entorno da antiga rotatória. As ocorrências envolviam, em sua maioria, veículos pesados. Foram atendidas mais de 160 vítimas, entre ilesas e feridas, além de um usuário que foi a óbito.

——–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE——

Após a entrega do Trevo, por sua vez, não houve mais registros de acidentes no local.

“É um dado muito significativo pois mostra que nosso principal objetivo foi atingido. Além de melhorarmos a fluidez do tráfego, ampliamos a segurança viária e, com isso, salvamos vidas. O usuário que passa pelo entroncamento da BR-365 com a BR-153 pode viajar muito mais tranquilo, pois sabe que está diante de um dispositivo projetado para garantir as melhores condições de segurança e de tráfego”, afirma o Diretor-Superintendente da concessionária, Matheus Fernandes.

Com melhor trafegabilidade, até mesmo o entorno do dispositivo teve avanços na segurança viária. Entre 2020 e abril de 2024, mais de 111 acidentes, sendo dois fatais, foram registrados em um raio de até 1 quilômetro da antiga rotatória do km 706. Após a inauguração do Trevão, este número caiu para oito, nenhum deles com vítimas graves ou fatais.

“A construção do Trevão de Monte Alegre foi realizada após muitos estudos da agência reguladora, a ANTT, e da concessionária. Os dados mostram que o projeto implementado, do tipo ‘trevo completo’, ou seja, com alças de acesso para todas as quatro direções do entroncamento, foi a melhor opção para a segurança vária e o bem-estar dos usuários”, afirma o Gerente de Engenharia da Ecovias Cerrado, Guilherme Gonçalves.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *