Imposto sobre compras on-line do exterior sobe amanhã em MG


Com informações Rádio Itatiaia
O Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre compras internacionais vai aumentar três pontos percentuais – de 17% para 20% – em Minas Gerais a partir desta terça-feira (1º).
O aumento da alíquota vai afetar as plataformas de compras on-line, como a Shein, Ali Express e Shopee, que caíram no gosto da população brasileira com a venda de itens de vestuário com preços baixos.Play Video
Minas Gerais está na lista dos 10 estados que vão aumentar o ICMS para 20%: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe.
Todos os outros 16 estados brasileiros mantiveram a alíquota em 17%.
——-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE——

Algumas importadoras avaliam que o reajuste pode aumentar em até 50% o preço dos produtos que são comprados em lojas do exterior no valor de até US$50.
A medida é defendida por empresas brasileiras, que avaliam que o aumento do ICMS para os importados garante maior isonomia tributária.
Questionado pela reportagem da Itatiaia sobre o impacto da medida na arrecadação estadual e quais itens serão afetados pelo aumento, o governo de Minas ainda não se manifestou sobre o tema.
