Polícias Civis de MG e Paraná desvendam esquema de estelionato envolvendo compra fraudulenta de R$ 41 mil em Ituiutaba


Com informações ASCOM-PCMG
As Polícias Civis dos Estados de Minas Gerias e Paraná trabalharam em conjunto para investigar um caso de estelionato envolvendo uma compra fraudulenta de equipamentos no valor de R$ 41.000,00 (quarenta e um mil reais) na cidade de Ituiutaba.
A operação teve início após uma denúncia feita por uma empresa do setor de equipamentos, que identificou a fraude ao perceber que um de seus clientes era, na verdade, uma identidade falsa utilizada para aplicar o golpe.
O caso foi reportado à Polícia Civil do Paraná, que solicitou apoio da Delegacia de Especializada de Crimes Contra o Patrimônio de Ituiutaba, em Minas Gerais, para identificar o local onde a mercadoria havia sido entregue.
– CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE –

Conforme relatado pelos investigadores de polícia paranaenses, o golpe teve início em 5 de março de 2025, quando um homem se passou por representante de uma empresa e solicitou um orçamento para diversos produtos, alegando que faria o pagamento via boleto bancário parcelado.
Durante as negociações, o fraudador demonstrou conhecimento do ramo, questionando sobre prazos de entrega e formas de retirada dos produtos.
A compra foi finalizada, e a mercadoria foi retirada no dia 19 de março. Pouco depois, uma vendedora da empresa recebeu um novo pedido do mesmo indivíduo, mas, naquele mesmo dia, foi alertada pelo verdadeiro proprietário da empresa que nenhuma compra havia sido realizada.
O caso foi imediatamente comunicado à polícia.
Investigação e Identificação do Suspeito
Durante as investigações, os investigadores de polícia mineiros conseguiram obter informações que culminaram na identificação do local onde a carga foi recebida em Ituiutaba, bem como vincular objetivamente os vestígios do crime a um indivíduo já conhecido no meio policial que reside próximo ao local.
– CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE –

Os investigadores de polícia também localizaram e arrecadaram imagens de câmeras de segurança nas imediações do local onde a carga foi recebida que flagraram o momento que o caminhão da transportadora contratada efetivou a entrega dos equipamentos adquiridos criminosamente.
Embora devidamente identificado o local que foram entregues os equipamentos, os investigadores de polícia ao verificarem a residência constataram que a res furtiva já havia sido movida do local.
Devolução da mercadoria
O suspeito, provavelmente por perceber a movimentação policial nas imediações, anteviu o cumprimento de cautelares e solicitou a intervenção do seu advogado junto a Delegacia Especializada de Crimes Contra o Patrimônio de Ituiutaba para esclarecer que estava arrependido e disposto a devolver toda a mercadoria adquirida fraudulentamente.
A mercadoria foi efetivamente entregue na delegacia por intermédio de um frete autônomo, resultando na recuperação dos bens.
A Polícia Civil do Estado do Paraná prosseguirá com a investigação com as informações arrecadadas pelos investigadores de polícia mineiros com o objetivo de aprofundar o caso e identificar todos os envolvidos na fraude.
O suspeito poderá responder por estelionato e outros crimes correlatos, conforme avanço das apurações.

