‘Rota do Zebu’: novas tarifas de pedágios da BR-262 já estão valendo para o trecho entre Uberaba e Betim

Com informações G1 Triângulo

As tarifas sofreram reajustes entre 33% e 46% para carros de passeio. Os reajustes valerão para as praças de Campos Altos e Perdizes, no Alto Paranaíba, além de Luz, no Centro-Oeste, e Florestal, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Veja a tabela de valores atualizada mais abaixo.

Novos valores do pedágio no Alto Paranaíba e Centro-Oeste de MG

  • Perdizes: de R$ 7,50 para R$ 10,30 (+37%)
  • Campos Altos: de R$ 7,50 para R$ 10 (+33%)
  • Luz: de R$ 7,10 para R$ 10,40 (+46%)

BR-262: novas tarifas de pedágio a partir de 21 de março

Tipo de veículoNúmero de EixosRodagemMultiplicador da TarifaLuzCampos AltosPerdizes
Automóvel, caminhonete e furgão2Simples1R$ 10,40R$ 10,00R$ 10,30
Caminhão leve, ônibus, caminhão-trator e furgão2Dupla2R$ 20,80R$ 20,00R$ 20,60
Automóvel e caminhonete com semirreboque3Simples1,5R$ 15,60R$ 15,00R$ 15,45
Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semirreboque e ônibus3Dupla3R$ 31,20R$ 30,00R$ 30,90
Automóvel e caminhonete com reboque4Simples2R$ 20,80R$ 20,00R$ 20,60
Caminhão com reboque e caminhão-trator com semirreboque4Dupla4R$ 41,60R$ 40,00R$ 41,20
Caminhão com reboque e caminhão-trator com semirreboque5Dupla5R$ 52,00R$ 50,00R$ 51,50
Caminhão com reboque e caminhão-trator com semirreboque6Dupla6R$ 62,40R$ 60,00R$ 61,80
Caminhão com reboque e caminhão-trator com semirreboque7Dupla7R$ 72,80R$ 70,00R$ 72,10
Caminhão com reboque e caminhão-trator com semirreboque8Dupla8R$ 83,20R$ 80,00R$ 82,40

Fonte: ANTT/Way-262

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Concessão da BR-262

O Consórcio Rotas do Brasil S.A., formado pela gestora de investimentos Kinea e o Grupo Way Brasil, ganhou o leilão da rodovia BR-262 em 31 de outubro de 2024, formando-se então a Way-262.

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Pedágios na BR-262 serão reajustados, comunica ANTT

O trecho concedido – também conhecido por “Rota do Zebu” começa no entroncamento com a BR-381, em Betim, e vai até Uberaba, no km 799, onde se liga à BR-050.

A rodovia é uma das mais importantes por ligar o estado de Minas Gerais de uma ponta a outra. Segundo a ANTT, o trecho é um importante corredor logístico agropecuário do país e a previsão é de que a concessão promova o desenvolvimento da atividade no país, influenciando no escoamento da produção, além de reduzir o custo de frete para os caminhoneiros.

Ainda de acordo com a ANTT, entre os investimentos previstos em contrato estão:

  • 44,3 km de duplicação;
  • 168,87 km de faixas adicionais;
  • 3,63 km de vias marginais;
  • 1 Ponto de Parada e Descanso (PPD);
  • 17 passarelas de pedestres;
  • 100 pontos de ônibus;
  • 3 passagens de fauna.

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