Ponte antiga sobre o Rio Grande, na divisa entre MG e SP, é interditada pela Defesa Civil
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Com informações G1 Triângulo
A Defesa Civil de Delta, no Triângulo Mineiro, interditou a Ponte da Revolução, na antiga BR-050 sobre o Rio Grande, para garantir a segurança da população e das equipes técnicas envolvidas na avaliação estrutural da edificação. A ponte liga os municípios de Delta e Igarapava (SP), fazendo a divisa entre os dois estados.
A interdição foi um pedido do procurador da República Leonardo Andrade Macedo e deve se manter vigente até que laudos técnicos atestem a segurança da ponte.
O pedido do Ministério Público Federal (MPF) ocorre diante da identificação de rachaduras transversais nas faixas, conforme vistoria técnica preliminar realizada pela Defesa Civil, pelo Departamento de Engenharia Municipal de Delta e demais órgãos responsáveis.
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A TV Integração solicitou notas para os órgãos responsáveis e aguarda retorno.
![Situação da Ponte de Ferro sobre o Rio Grande, entre Igarapava (SP) e Delta (MG) — Foto: Lindomar Cailton/EPTV](https://s2-g1.glbimg.com/ST2IQ23tngtRtWGtwYtgGqpvr5M=/0x0:1320x740/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/g/Z/gxwbhKTCytAYNq9aw5hQ/ponte.jpg)
Providências em andamento
Ainda de acordo com a Defesa Civil, estão sendo realizados laudos técnicos para avaliação da integridade da ponte, além de articulação com os órgãos competentes (citados o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) também foi acionada para que informe a possibilidade da universidade realizar o laudo técnico na Ponte da Revolução.
Em comunicado publicado nas redes sociais, o órgão também afirmou que dará informações contínuas à população sobre os desdobramentos da situação e medidas adotadas.
Ponte histórica
A história ponte de ferro foi inaugurada em 1915, construída pela Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. Inicialmente, a matéria-prima foi importada da Alemanha e as últimas peças que faltavam foram trazidas da Inglaterra por causa da Primeira Guerra Mundial.
Atualmente, ela é muito usada por trabalhadores de usinas sucroalcooleiras da região e rota de caminhões que transportam cargas entre os estados de Minas Gerais e São Paulo.
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