Divulgado o resultado do primeiro Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LirAa) de 2025 em Santa Vitória
Com informações Centro de Controle de Endemias
O Departamento de Centro de Controle de Endemias, através da Vigilância em Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, realizou entre os dias 6 e 10 de janeiro o primeiro Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LirAa).
O levantamento apontou um índice geral predial de 11% e um índice de Breteau de 22,6%. No total, foram identificados 121 depósitos positivos para o mosquito Aedes aegypti.
Desses, 43 eram do tipo D2, que incluem lixo descartável como resíduos domésticos e entulho de construção; 33 do tipo B, que correspondem a pequenos depósitos móveis como vasos com água e bebedouros de animais; 17 do tipo A2, referentes a depósitos ao nível do solo, como tanques, cisternas e tambores; 8 do tipo C, que englobam depósitos fixos como piscinas, calhas, toldos, ralos e sanitários; e 19 do tipo D1, relacionados a materiais rodantes, como pneus.
Esses dados ressaltam a necessidade de intensificar as ações de combate ao mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, além de reforçar a importância da colaboração da população na eliminação de possíveis criadouros.
O Departamento do Centro de Controle de Endemias pede a colaboração da população para a nova fase que iremos vivenciar na cidade.
Multirões de limpeza serão realizados pelos bairros com maiores índices de focos do mosquito Aedes aegypti, a partir de segunda-feira (27).
Os distritos de Chaveslândia e Perdilândia estão aguardando os resultados do levantamento LI, que poderá sair ainda nessa semana.
Vamos todos colaborar no processo de eliminação do mosquito.
A dengue mata!
Para mais informações ligue 3251-3787 (Centro de Controle de Endemias de Santa Vitória).