‘Quadrilha do papel alumínio’: Cinco pessoas são presas após truque para inibir alarmes de lojas na detecção de produtos furtados em MG

Com informações G1 Triângulo

Aquadrilha de Brasília (DF), composta por três mulheres e dois homens, que foi presa na tarde de quarta-feira (15), em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, depois de realizar uma série de furtos em dois shoppings, usava sacos forrados de alumínio para burlar os alarmes antifurto dos estabelecimentos.

De acordo com a Polícia Civil, a quadrilha atuava da seguinte forma: os homens ficavam com um carro estacionado do lado de fora dos shoppings, enquanto as mulheres entravam nas lojas e escolhiam os produtos que seriam furtados.

Antes de sair, as suspeitas colocavam os produtos em sacolas e, momentos depois, os homens entravam e colocavam os produtos em outros sacos forrados com alumínio, que impediam o acionamentos dos alarmes.

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Shopping acionou a polícia ao notar a presença da quadrilha

Na tarde de quarta, por volta das 15h, o grupo furtou uma loja no Center Shopping. Durante o crime, a equipe de segurança identificou a quadrilha e acionou a polícia.

No local, as mulheres colocaram as roupas em uma sacola e quando perceberam que os seguranças iriam abordá-las, as dispensaram. Enquanto isso, os homens entraram e burlaram o sistema de alarme.

Após praticar o furto, a quadrilha seguiu para o segundo shopping, que fica no setor sul da cidade.

A prisão ocorreu quando os criminosos chegavam ao Uberlândia Shopping, para o novo furto. Em seguida, eles foram encaminhados para a Polícia Civil.

Os suspeitos irão responder pelo crime de furto qualificado pelo concurso de agente em quatro lojas de departamentos.

Segundo a Polícia Civil, aproximadamente 400 peças de vestuário em geral foram furtadas pelo grupo na ação. Todas seriam comercializadas em Brasília.

Por que o papel alumínio?

O professor do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia, Edson Vernek, explica que a estratégia do criminoso ao usar o papel alumínio é bloquear a transferência de sinais eletromagnéticos entre a etiqueta e a barreira antifurto.

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“Primeiramente vamos compreender como funcionam os alarmes das barreiras colocados nas saídas das lojas. As barreiras são providas de um sistema que emite um sinal eletromagnético que interage com aquelas etiquetas pregadas nos produtos (que são retiradas na hora do pagamento). As etiquetas respondem adequadamente ao sinal eletromagnético, emitindo, por sua vez, um outro sinal eletromagnético que é recebido por detectores colocados nas barreiras, disparando o alarme. Esse sistema é parecido com os TAGs que funcionam nos pedágios ou entradas de shoppings.

A estratégia do criminoso é bloquear essa transferência de sinais eletromagnéticos entre a etiqueta e a barreira. Isso é possível colocando sacos metálicos que funcionam com uma blindagem para esses sinais. O princípio é semelhante à blindagem produzida pelas paredes e porta de um micro-ondas, que impede as ondas eletromagnéticas de vazarem para o exterior da cavidade do micro-ondas. O princípio físico que produz essa blindagem eletromagnética por paredes metálicas está relacionado ao modo com que os materiais reagem a campos elétricos externos, suprimindo os campos no interior do metal.”

Sacos forrados de alumínio usados pela quadrilha para burlar os alarmes antifurtos — Foto: Polícia Civil/Divulgação
Sacos forrados de alumínio usados pela quadrilha para burlar os alarmes antifurtos — Foto: Polícia Civil/Divulgação

O que dizem os shoppings

Ao g1, o Center Shopping disse que “ao identificar a ocorrência, a nossa equipe de segurança acionou a Polícia Civil, que tomou as providências necessárias. Seguimos à disposição e colaborando com as forças de segurança.”

Já o Uberlândia Shopping informou que “colaborou com a Polícia Militar, contribuindo para a localização e prisão em flagrante dos autores do ocorrido. Com uma forte política de segurança, equipes treinadas, monitoramento constante e tecnologias avançadas voltadas para prevenção e combate à violência, o shopping reforça seu compromisso com a proteção e o bem-estar de lojistas, colaboradores e clientes.”

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