Policiais penais são denunciados pelo MPMG por tortura de detentos no Presídio de Tupaciguara

Com informações G1 Triângulo

Quatro policiais penais do Presídio de Tupaciguara, no Triângulo Mineiro, foram denunciados por tortura contra detentos. A denúncia foi divulgada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) nesta quinta-feira (19).

De acordo com o MPMG, durante uma inspeção de rotina realizada pelo MPMG em janeiro de 2024, detentos contaram que foram ameaçados e agredidos pelos policiais penais.

A partir dos relatos, os promotores afirmam que foi comprovado que os policiais realmente usaram de violência e ameaças graves para submeterem os presos a intenso sofrimento físico e mental, como forma de aplicar castigo pessoal e como medida de caráter preventivo.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Foi constatado, ainda, que os policiais penais inseriram declarações falsas em documento público, com o fim de prejudicar uma possível investigação e alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante.

Em novembro, a Justiça acolheu a representação feita pelo MPMG e decretou a prisão preventiva dos denunciados. A decisão também suspendeu os portes ou posses de arma de fogo, quebrou o sigilo telefônico e decretou busca e apreensão nos endereços dos policiais penais. As decisões foram cumpridas em 14 de novembro.

g1 entrou em contato com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) para saber mais informações sobre as medidas tomadas contra os policiais penais e aguarda retorno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *