Estado divulga balanço de operação integrada no Triângulo Mineiro
Com informações Agência Minas
Para combater a criminalidade no estado, as Forças de Segurança de Minas Gerais se uniram novamente com instituições parceiras para realizar a 50ª Operação Integrada deste ano.
Denominada Fluminis Custos, que em latim significa “Guardião do Rio”, a operação foi realizada entre os dias 6 e 8/12 na região do Triângulo Mineiro, contemplando dez cidades situadas nas divisas com os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul: Sacramento, Carneirinho, Delta, Conceição das Alagoas, Planura, Frutal, Iturama, Água Comprida, Fronteira e Uberaba.
A operação contou com a participação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) – que coordena as ações integradas no estado – das polícias Militar, Civil, Penal, Federal e Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros Militar, da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Juntos, eles realizaram ações ostensivas e repressivas tanto em vias terrestres como fluviais da região. A carreta do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC Móvel) também prestou apoio à iniciativa, servindo como base para as atividades de polícia judiciária e ações de Inteligência, na cidade de Delta.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
Ao longo dos três dias de operação foram mobilizados 158 agentes de segurança, 60 viaturas, uma embarcação e uma aeronave das forças policiais. Foram realizadas ações de monitoramento, abordagem de veículos e verificação de passageiros, fiscalização de automóveis e embarcações e outras frentes.
Em números, a Operação Fluminis Custos concluiu suas atividades com a prisão de 35 pessoas, apreensão de oito armas de fogo e 13 armas brancas.
Foram emitidos dois autos de prisão em flagrante, seis apreensões de menores, além do cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão. Durante as abordagens foi possível realizar a prisão de seis indivíduos que estavam foragidos da Justiça. Ao todo, 783 pessoas foram abordadas durante os três dias de atividades.
Dos 1.543 veículos verificados durante a operação, 169 receberam autuações e 32 foram apreendidos; foram 234 autos de infrações de trânsito emitidos.
A fiscalização agropecuária, por sua vez, resultou na apreensão de 290 quilos de produtos de origem animal e na emissão de 15 autos de infração, além da fiscalização de 224 veículos e de carga animal e vegetal.
Houve uma fiscalização fazendária e duas vistorias de prevenção contra incêndio e pânico.