Prazo para justificar ausência no primeiro turno das eleições termina em 5 de dezembro

Em Minas Gerais, mais de três milhões de pessoas não votaram no primeiro turno das eleições

Com informações O Tempo

Eleitores que não compareceram às urnas no primeiro turno das Eleições 2024, realizado em 6 de outubro, têm até o dia 5 de dezembro para justificar a ausência. A justificativa pode ser feita de forma presencial ou virtual, de acordo com as opções disponibilizadas pela Justiça Eleitoral.

Como justificar

  • Pelo aplicativo e-Título;
  • Pelo Sistema Justifica, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE);
  • Presencialmente, em qualquer cartório eleitoral.

Em todos os casos, é necessário apresentar um documento que comprove o motivo da ausência, como atestado médico ou declaração de trabalho. O juiz eleitoral avaliará o pedido. Caso a justificativa seja aceita, o registro será incluído no histórico do título eleitoral. Se for negada, será preciso pagar uma multa para regularizar a situação.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Situação em Minas Gerais

No estado, 3.793.583 pessoas não votaram no primeiro turno das eleições. Até o momento, 871.278 já justificaram a ausência.

Para quem não votou no segundo turno, realizado em Belo Horizonte e Uberaba, o prazo para justificar é até o dia 7 de janeiro de 2025. Na capital, 89.251 dos 636.752 ausentes já justificaram. Em Santa Vitória, 3.368 deixaram de votar nas eleições deste ano.

Atendimento em cartórios eleitorais

Em Minas Gerais, eleitores podem buscar atendimento em qualquer cartório do estado, independentemente do município em que o título esteja registrado. Esse serviço faz parte do projeto TRE Atende Mais, que descentralizou o atendimento para facilitar o acesso aos serviços da Justiça Eleitoral.

É possível conferir os endereços dos cartórios no site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Em caso de dúvida, a recomendação é ligar para o Disque-Eleitor pelo telefone 148, para informações sobre horários e funcionamento dos cartórios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *