É falso que mensagem “Confira o seu voto” pode anular voto

Funcionalidade visa estimular eleitorado a conferir os números digitados antes de confirmar a votação

Com informações Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais

A Justiça eleitoral alerta: a mensagem “Confira o seu voto”, que aparece na tela da urna eletrônica logo que o eleitor digita seu voto, é apenas um recurso para incentivar que o eleitor cheque o número que digitou antes de apertar a tecla Confirma. Vídeos que circulam nas redes sociais desde 2022 e mensagens de WhatsApp mentem ao afirmar que se o eleitor apertar o Confirma nesse momento o voto será anulado.

As filmagens e mensagens afirmam que a ação realizada no momento incorreto poderia fazer com que a urna eletrônica não computasse o voto digitado anteriormente. Mas isso não é verdade. Apertar a tecla Confirma durante esse um segundo não interfere em nada no voto.

——CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Fato ou Boato?

Os conteúdos deturpam uma funcionalidade instalada nas urnas eletrônicas a partir de 2022. Desde as eleições realizadas naquele ano, o equipamento libera a confirmação do voto, ou seja, o botão verde “Confirma”, um segundo após o preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo. O mesmo vale para os votos nulos, em branco, e também para corrigir algum dígito.

Confira o esclarecimento em vídeo produzido pelo canal do TSE no YouTube.

Simulador de votação

Também é possível testar a funcionalidade por meio do simulador de votação na urna eletrônica para as Eleições Municipais de 2024, que conta o tempo a mais para a confirmação do voto. Treinando na ferramenta com antecedência e observando como funcionará esse intervalo para verificar o voto, o eleitor contribuirá para reduzir o tempo de espera nas filas das seções eleitorais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *