Falta do cinto mata 6 em cada 10 vítimas de acidentes nas BRs 364, 365 e 050

Com informações Ecovias do Cerrado

Vinte e sete anos após a legislação tornar obrigatório o uso do cinto de segurança para todos os ocupantes de veículos leves e pesados, o desrespeito a essa norma de trânsito continua a gerar tristes consequências nas rodovias do País.

Nas BRs 050, 364 e 365, sob administração das concessionárias Eco050 e Ecovias do Cerrado, a cada 10 vítimas que vieram a óbito em acidentes registrados no primeiro semestre de 2024, seis não utilizavam o dispositivo no momento da ocorrência.
 Os dados consideram a soma dos casos das duas unidades envolvendo veículos leves e pesados e destacam a necessidade de uma mudança no comportamento dos usuários.

De janeiro a junho deste ano, a Eco050 registrou 13 acidentes fatais, com 14 óbitos, ao longo dos 436,6 km concessionados da BR-050, que ligam Delta-MG a Cristalina-GO. Entre todas as vítimas, oito delas não utilizavam o cinto no momento do acidente, o que corresponde a 57% do total.

No mesmo período do ano, a Ecovias do Cerrado registrou sete acidentes fatais ao longo dos 437 quilômetros das BRs 365 e 364, entre Uberlândia-MG e Jataí-GO. Nove vítimas vieram a óbito, sendo que 7 delas não usavam o cinto de segurança, o que representa 77% do total.

“São números que nos chamam atenção porque algumas dessas vidas poderiam ter sido salvas caso o usuário estivesse usando o dispositivo. Houve ocorrências, por exemplo, em que uma das vítimas morreu ejetada por estar sem o cinto de segurança, enquanto os demais ocupantes do veículo, que utilizavam o dispositivo, foram atendidos apenas com algumas lesões”, destaca o Gerente de Operações das unidades, Bruno Araújo Silva.

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Ele ressalta que além de reduzir a chance de óbitos, o cinto de segurança também diminui a probabilidade de lesões graves em decorrência de acidentes de trânsito. Segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), por exemplo, o dispositivo minimiza em 60% a chance de morte ou ferimentos para os passageiros que estão nos bancos da frente, e em 44%, para os que estão no banco de trás.

“O cinto é um item dedicado a salvar e preservar vidas, então deixar de usá-lo é um ato que vai muito além de uma simples infração de trânsito. É uma atitude que pode trazer consequências graves para uma pessoa que venha a se acidentar. É preciso que os usuários tomem consciência disso e tornem por hábito a utilização do dispositivo. Lembrando que o uso é obrigatório tanto para o motorista, quanto para os passageiros”, conclui Bruno Araújo Silva.

NÃO VIRE ESTATÍSTICA

Para alertar os usuários sobre a importância do cinto de segurança, as concessionárias Eco050 e Ecovias do Cerrado lançaram, neste mês, a campanha “Não vire estatística – use o cinto de segurança”.

O objetivo é chamar atenção para a quantidade de óbitos registrada no primeiro semestre deste ano, a fim de promover uma mudança de comportamento em motoristas e passageiros.

As peças serão instaladas em painéis na BR-050, nas cancelas das praças de pedágio e em centros urbanos. Para ampliar o alcance das mensagens, os materiais também serão publicados nos perfis das duas unidades nas redes sociais, como X e Instagram (@Eco050 e @EcoviasdoCerrado).

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