Santa Vitória avança na sustentabilidade com nova Cooperativa de Recicladores

O município de Santa Vitória está dando um importante passo em direção à sustentabilidade com a criação da COOPRESV, sua nova cooperativa de recicladores. A iniciativa, solicitada pela administração municipal à UFU-Pontal, visa promover a gestão eficaz dos resíduos, fortalecer o cooperativismo local contribuindo também para a geração de emprego e renda.

O projeto é baseado na experiência positiva do Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (CIEPS), que já alcançou sucesso em apoio à Copercicla Ituiutaba (MG) e a Cooptal Capinópolis (MG). O CIEPS-UFU conta com a colaboração de professores, alunos dos cursos de Serviço Social, Engenharia de Produção, além do apoio da organização “Engenheiros Sem Fronteiras” e do escritório Minas Contábil de Ituiutaba

Com o financiamento proveniente de bolsas de extensão, as bolsistas têm desempenhado papel crucial nas atividades, dentre elas a elaboração de um relatório preliminar sobre os potenciais e impactos da cooperativa além do auxílio na construção de uma proposta orçamentária para a aquisição de máquinas e equipamentos, além do contrato de prestação de serviços pelos cooperados.

Desse modo, a iniciativa, além de contribuir de forma positiva para o município de Santa Vitória e para o desenvolvimento sustentável, permite o aprendizado e educação cidadã. A UFU está realizando ação conjunta nas escolas municipais e brevemente, nas estaduais, para que os estudantes sensibilizem suas famílias para a coleta seletiva, separando resíduos seco e molhado para a coleta seletiva.

——CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—-

A COOPRESV, já regulamentada e em operação, distribui proporcionalmente entre seus membros a sobra dos rendimentos obtidos com a venda de materiais reciclados. No processo de estruturação e operação, constantemente são realizadas capacitações em busca do desenvolvimento dos cooperados, dentre elas, as que abordaram os temas relativos à segurança no trabalho e ao fortalecimento do cooperativismo, que além das palestras presenciais motivou a criação de uma cartilha educativa sobre esses temas.

A apresentação da cartilha para os cooperados foi realizada no dia 2 de agosto de 2024. O evento contou com a participação dos Engenheiros Sem Fronteiras e incluiu uma atividade prática e a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) doados por empresas parceiras.

A iniciativa demonstra o compromisso de Santa Vitória com a inovação sustentável e o empoderamento dos seus cidadãos, estabelecendo um modelo que pode servir de referência para outras comunidades. A UFU cumpre assim seu papel de fomentadora do desenvolvimento sustentável na região gerando trabalho e renda, sem prejuízo ao meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *