Bombeiros alertam sobre o uso de linhas com cerol e linhas chilenas em pipas e papagaios
Os produtos que compõem o cerol e a linha chilena, são extremamente perigosos devido ao alto poder de corte. O cerol é produzido pela mistura de vidro moído e cola, e após aplicado a linha de algodão, em poucos minutos o produto seca, transformando em uma linha com poder de corte de uma navalha.
Já a linha chilena, é produzida em escala industrial, sendo assim um pouco mais resistente que a linha de cerol, e por ser mais resistente, a procura por esse material tem crescido ultimamente. Os itens de composição da linha chilena são o pó de quartzo e alumínio.
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais orienta o não uso, pois, além de ser crime, o uso das linhas cortantes traz diversos perigos tanto para animais, como principalmente para motociclistas. Recomenda-se também aos pais que supervisione os filhos quanto a essa prática.
Em caso de acidente, coloque um pano limpo sobre o ferimento, fazendo uma pressão suficiente para estancar o sangramento e acione o Corpo de Bombeiros pelo número 193, ou encaminhe a pessoa para um centro médico mais próximo.
Bombeiros: O amigo certo nas horas incertas!