Vídeo: Tamanduá-bandeira é visto durante a madrugada em Santa Vitória

Imagem meramente ilustrativa.

Um tamanduá-bandeira foi flagrado enquanto “passeava” pela Avenida Minas Gerais, em Santa Vitória, na madrugada deste sábado (27).

As imagens, registradas pelos jovens Eduardo e Geovana Macrina, mostram o momento em que o animal caminhava pela calçada e, pouco depois, adentrando pela abertura de uma cerca, até tomar rumo ignorado. (Veja o vídeo abaixo)

Tamanduá-Bandeira

O Tamanduá-Bandeira é um mamífero nativo da América. Ele recebe esse nome uma vez que sua cauda tem forma de uma bandeira.

Em alguns locais do Brasil eles são conhecidos pelos nomes: tamanduá-açu, tamanduá-cavalo, papa-formigas-gigante, urso-formigueiro-gigante, iurumi, jurumim.


Tamanduá-Bandeira

Pertence à classe de mamíferos (Mammalia), ordem Xenarthra e família dos Myrmecophagidae, sendo seu nome científico Myrmecophaga tridactyla.

Infelizmente, em alguns locais ele já foi extinto e no Brasil é um dos animais na lista de risco de extinção. Além dele existem outras espécies de tamanduás no país, entretanto essa é a maior delas.

Esses animais possuem uma função ecológica muito importante, visto que quando se alimentam de insetos espalham na terra resíduos e nutrientes, a deixando adubada.

Características do Tamanduá-Bandeira

Habitat: Onde Vive?

O tamanduá-bandeira vive em campos, áreas abertas e florestas tropicais. Ele é encontrado em todos os biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado e Pampa.

Além do Brasil, ele é encontrado em outras partes do continente americano (América do Sul e Central).

Na natureza vivem cerca de 25 anos. Já em cativeiro, essa expectativa pode aumentar em cinco anos. Por outro lado, alguns morrem até antes em cativeiro visto que ali não recebem a alimentação baseada somente em insetos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *