Hoje é o Dia Nacional do Futebol; confira como o esporte começou em Santa Vitória
Hoje, dia 19 de julho, se comemora o Dia Nacional do Futebol. Não é feriado, mas a data celebra o esporte mais amado do país.
Desde 1976, o dia, escolhido pela CBD (Confederação Brasileira de Desporto), que depois viraria CBF (Confederação Brasileira de Futebol), presta homenagem ao clube de futebol mais antigo do país: o Sport Club Rio Grande, da cidade de Rio Grande, no litoral sul do Rio Grande do Sul.
Fundado em 19 de julho de 1900, o Vovô, como é chamado, mantém atividade ininterruptamente até hoje e disputa a Terceira Divisão do futebol gaúcho.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
Como o futebol começou em Santa Vitória?
No longínquo ano de 1943, sob iniciativa de Ary de Souza, Napoleão, Lucas e o dentista Andiara, foi fundado o primeiro time de futebol, denominado Associação Esportiva Santa Vitória.
Diga-se de passagem, o uniforme e a bola pertencia ao jogador e fundador Ary.
Já o primeiro time a promover sua fundação, registrado em Estatuto, foi o Vitória Esporte Clube, criado em 9 de junho de 1957, por iniciativa Anézio de Souza Santos, Dionísio de Souza Santos, Jaime Miranda de Souza, José Flauzino Franco, José Signorelli, Odorico Vasconcelos e Ozílio Francisco de Freitas (Brancão).
Já em 1966, seria fundado o Vila Nova Futebol Clube, por iniciativa do Julinho do Hotel, Zé Pipoca e Aneirton Parreira da Silva.
Anos mais tarde, surgiriam as equipes da, Perdilândia, Operário, São Luís, Carvoeira, Flamengo do Corguinho, AMES, Novo Horizonte, Vila Rica, Chaveslândia, São Cristóvão, dentre outros.