Santa-vitoriense Makshuel Guimarães recebe homenagem em Sessão Solene no Congresso Nacional
Makshuel Guimarães Gonçalves, filho de José Divino Gonçalves (Vino) e Roziner Aparecida Guimarães, foi condecorado durante Sessão Solene em Homenagem à Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo (FBJJP), realizada no dia 25 de junho, no Plenário Ulysses Guimarães – Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).
O homenageado nasceu em Santa Vitória em 1977, onde viveu e foi criado juntamente com o irmão Makson Guimarães Gonçalves até os seus 14 anos. Mudou-se pra Barra do Garças em 23 de agosto de 1991, onde reside atualmente. É casado com Camilla de Abreu Soares e tem uma filha: Luíza Guimarães Abreu.
Makshuwl Guimarães é membro fundador da Academia TOP TEAM!, e ganhou reconhecimento por seu trabalho longo e eficiente junto ao jiu-jitsu paradesportivo.
Confira o link abaixo com momentos da Sessão Solene
Na oportunidade, a honraria foi entregue por Virgínia Mendes (primeira dama, esposa do governador do estado, Mauro Mendes), pelo deputado federal Coronel Assis (União Brasil) e por Elcirley Luz Silva, embaixador do Parajiujitsu no Brasil e membro do Comitê Olímpico.
“Hoje é um dia histórico pois abrimos as portas da Câmara Federal para receber os paratletas de jiu-jitsu, uma modalidade capaz de incluir e transformar a vida das pessoas. Esta é uma oportunidade para mostrar para o Brasil e o mundo a importância da Federação e o quanto essa modalidade pode fazer diferença na vida das pessoas com deficiência”, destaca o deputado Coronel Assis.
A primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, participou da sessão solene e enfatizou a importância de apoiar causas como as desenvolvidas pela Federação.
“É uma honra estar aqui hoje. Os paratletas mostram que as dificuldades que muitas vezes achamos que são grandes, são mínimas perto do que fazem. O Deputado federal Coronel Assis está de parabéns por essa sessão solene. Só agradeço a Deus por também ter essa honra de ser madrinha nacional da Federação”.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
A FBJJP foi criada no Mato Grosso, em 2017, tendo sua sede em Canarana, mas com forte atuação em Barra do Garças. O presidente da Federação, o professor Elcirley Luz Silva, explica que uma das lutas tem sido incluir a modalidade nos Jogos Paralímpicos. “Tenho certeza que com essa sessão teremos mais visibilidade e tenho certeza que vamos chamar atenção de todo o planeta”, destaca.
Além da pauta internacional, uma das principais atuações da Federação é promover a inclusão de pessoas com deficiência, sendo que o jiu-jitsu paradesportivo abrange 29 categorias de deficiência, seja sensorial, auditiva, visual, intelectual, psicossocial ou múltipla.