Há 63 anos ocorria a inauguração do Clube Lago Azul em Santa Vitória

Em 11 de abril de 1961, foi inaugurado em Santa Vitória o Clube Lago Azul, que ficava nas proximidades de um lago formado pelas águas represadas do Córrego do Boi, nas imediações da Avenida Minas Gerais com a Rua Capitão Nico.

À beira do lago, bem arenoso, onde foram construídas quadras de vôlei de peteca, era de livre acesso ao público. Já o acesso à sede social do clube – onde eram realizados bailes e eventos diversos – era restrita aos associados.

Solenidade de inauguração do Clube Lago Azul, em 11 de abril de 1961.
Na foto estão Dionísio de Souza Santos, Ercílio Domingues Franco, Agnaldo Freitas Vasconcelos, Zequinha Coelho e Oton Moraes Paranaíba.

O santa-vitoriense Pascoal Nunes, hoje residente em Arapoti (PR) recorda da época.

“Lembro-me de ficar lá fora observando aquele pessoal, casais chegando com seus melhores ternos de linho e mulheres com saias plissadas e cabelos arranjados com laquê, e eu ouvindo músicas de Paul Mauriat, Franck Pourcel, Billy Vaughn e Nini Rosso. Pra mim, aquilo era como um sonho hollywoodiano”, enfatizou.

Na foto estão Oliveira da Casvil e esposa Íris, Valdir Maia, Emerenciana Morais Miranda e Kalu, Aurora Leal e Zequinha Coelho, Inalta e Ercílio, Nadir e Oton, Venina e Vicente Flauzino e o casal Fiúca Franzão e Jaime Miranda de Souza.

Por vários anos o espaço foi um símbolo na cidade, que reunia os jovens aos finais de semana em torno de muita diversão, como também para a pesca.

O santa-vitoriense Marcos Nunes, que hoje reside em Vacaria (RS) também recorda os lazeres proporcionados no entorno do lago.

“Este lago, antes do clube, era a atração da garotada, no sentido de natação, pescaria, navegar de canoas e jangadas, feitas artesanalmente de diversos materiais. A maioria dos garotos daquela época, aprenderam a nadar ali. Foi uma época de muita amizade, divertimento e lazer para todos”, destacou.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

O clube foi dissolvido em meados de 1973, por ocasião da inauguração do Laticínio Catupiry, que passou a lançar os dejetos (soro) no leito do córrego.

Com a poluição das águas, além da chegada dos sanguessugas, ficou impossibilitado o uso do lago pela comunidade. Posteriormente, vieram a construção de casas e mais dejetos foram jogados no leito do córrego, com a construção das redes de esgoto na cidade. A sede ficou abandonada até à sua dissolução.

O Clube Lago Azul fez parte de uma época que marcou muita gente em Santa Vitória, ou seja, foi um clube fantástico para a toda uma juventude que vivenciou a década de 1960.

Em 1962, Festa Junina no Clube Lago Azul.
No detalhe Tião da Máquina e Sá Preta no tradicional casamento caipira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *