CMDRS aprova implantação do Programa Mix de Pastagens
Na tarde de quarta-feira (10), aconteceu uma reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Santa Vitória, no plenário da Câmara Municipal, presidido pela produtora Edna Dalta, secretariada por Priscila Vivas (Emater-MG).
Na oportunidade, onze conselheiros e representantes presentes das 14 comunidades e associações rurais com direito a voto, deliberaram e formularam democraticamente os critérios específicos, objetivos e legais para aprovação do Programa Mix de Pastagens da SEMAPA/CMDRS, sendo 50 kits de 40 quilos de sementes de três tipos de variedades de braquiarias, para solos fracos e arenosos. Cada kit recupera 4 hectares, totalizando a previsão de recuperação de 200 hectares de pastagens.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Maurício Martins Lorena Filho, a iniciativa é algo inédito e inovador no Pontal do Tranquilo Mineiro, voltada aos agricultores familiares.
“A SEMAPA vai adquirir 2 mil quilos de sementes de alta pureza e peletizadas, e serão distribuídas gratuitamente, por meio de sorteio, nas 14 comunidades rurais, entre os inscritos de cada comunidade promocional, com investimentos de R$ 50 mil reais do fundo do CMDRS”, enfatizou.