Hoje (21) é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down

Com informações Brasil Escola

Nesta quinta-feira, dia 21 de março, é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Apesar de muitos avanços no que diz respeito a forma com que a sociedade enxerga e valoriza as pessoas que possuem a síndrome, infelizmente ainda existe muito preconceito e discriminação, inclusive de onde menos se espera ou que se deveria ter.

Para quem não sabe, síndrome de Down é um distúrbio genético que ocorre ao acaso durante a divisão celular do embrião. Esse distúrbio ocorre, em média, em 1 a cada 800 nascimentos e tem maiores chances de ocorrer em mães que engravidam quando mais velhas. É uma síndrome que atinge todas as etnias.

Em uma célula normal da espécie humana existem 46 cromossomos divididos em 23 pares. A pessoa que tem síndrome de Down possui 47 cromossomos, sendo que o cromossomo extra é ligado ao par 21. 

A síndrome é diagnosticada logo após o nascimento, pelo médico pediatra que analisa as características fenotípicas comuns à síndrome, além de uma análise laboratorial clínica mais específica.
 
Apesar de algumas características físicas, mentais e motoras diferentes de um indivíduo para o outro, não existem graus da síndrome de Down. Contudo, o ambiente familiar, a educação e a cultura em que a pessoa está inserida influenciam muito no seu desenvolvimento.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Muitos avanços, mas muitos retrocessos

É revoltante observar esse tipo de comportamento em pleno ano 2024. Difícil de entender a tamanha imbecilidade do ser humano em se achar superior ao outro por motivos assim. 

Apesar de todo o trabalho de inclusão que muitas famílias, órgãos e instituições fazem constantemente, falta o principal: que as pessoas acreditem nesta inclusão de forma efetiva.

Como indivíduo que possui um membro portador da síndrome na família, fico maravilhada e encantada com os avanços que ele já conseguiu, mesmo com tanta falta de oportunidade e preconceito, mas ainda muito revoltada com o tratamento e imagem que alguns tem desses seres iluminados e de sensibilidade ímpar.

Que a data sirva de reforço e que a conscientização da sociedade aconteça todos os dias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *