Fios arrebentados nos postes, pendurados e caídos são riscos em Santa Vitória

A reportagem do Correio de Santa Vitória percorreu trechos da cidade e flagrou um emaranhado desordenado de fios pendurados nos postes ou expostos nas calçadas.

Atualmente, caminhar pelas calçadas e vias públicas requer atenção para desviar dos obstáculos à frente: já virou rotina ver fios arrebentados nos postes, pendurados e caídos desordenadamente pelas ruas. Alguns até com a parte interna exposta.

Sem saber se a fiação está energizada, fica a preocupação e o medo de acidentes, além de deixar a cidade com aspecto horroroso. Assim, a população cobra fiscalização e manutenção dos cabos soltos sobre a via pública.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—-

Responsabilidade de quem?

Os postes de energia estão na cidade, mas não são de responsabilidade da Prefeitura (é responsável apenas pela iluminação pública) e, sim, das agências nacionais de Energia Elétrica (Aneel) e de Telecomunicações (Anatel). As estruturas são gerenciadas pela companhia elétrica.

No caso de Minas Gerais, a Cemig é quem opera o serviço, e, pela lei, precisa ceder espaço para as empresas de telecomunicações (telefone, internet e TV a cabo). São os fios delas que, muitas vezes, estão soltos e embolados na rede elétrica, poluindo visualmente a cidade e gerando insegurança para a população. 

A responsabilidade pela organização e alinhamento desses cabos, assim como pela retirada de fios excedentes não é da companhia elétrica, como explica a Cemig, e sim das empresas de telecomunicações.

Sobre o assunto, é preciso um posicionamento URGENTE do setor (telefonia e internet) sobre as irregularidades existentes no compartilhamento dos postes de energia em Santa Vitória, pois o perigo está eminente em vários pontos da cidade.


1 thought on “Fios arrebentados nos postes, pendurados e caídos são riscos em Santa Vitória

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *