Dia do Telefone: Saiba de quem foram os primeiros telefones em Santa Vitória

Dia do Telefone é comemorado anualmente em 10 de março.

A comunicação por telefone foi uma das invenções mais importantes para o século XX, fazendo com que o mundo se tornasse muito mais “pequeno” e acessível para todas as pessoas.

O Dia do Telefone é uma homenagem a data em que a invenção foi patenteada pelo seu desenvolvedor Alexander Graham Bell (1847 – 1922), em 10 de março de 1876.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Os primeiros telefones

O primeiro serviço de telefonia, “de um fio só”, em Santa Vitória foi restrito a três residências, sendo um na cidade, na casa do Fiúco, e outros dois na zona rural, nas propriedades de Zé Francisquinho e Domingos Moreira Gonçalves. O sistema era muito precário e não durou muito tempo.

Já em meados de 1966, quando Pio Bonito assumiu o cargo de prefeito, devido ao falecimento do titular Genésio Franco de Moraes, foi viabilizado o serviço de interurbano, através da CTBC.

Na época, os dois primeiros ramais (322 e 223) foram instalados nas residências de Violeta Odete de Moraes e João José de Deus (Juquinha Barbeiro).

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Posteriormente, em 1975, na segunda gestão do prefeito Pio Bonito, foi inaugurado o prédio da CTBC, sendo o ativado o sistema de microondas para garantir infra-estrutura de comunicações entre localidades mineiras de Uberlândia, Monte Alegre de Minas, Ituiutaba, Santa Vitória, Prata, Frutal e Uberaba. A rota de microondas tinha capacidade para 960 canais de voz e um canal para TV em cores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *