1° Carnaval em Santa Vitória foi realizado há 82 anos

A década de 1940 foi, sem dúvida, umas das mais importantes da história de Santa Vitória. Ficou marcada pela vinda da família Queiroz Ferreira, chegada da energia elétrica movida a vapor, criação do primeiro time de futebol, queda do avião com sobreviventes da Fazenda Invernada, criação do Teatro Marmo de Santa Vitória, visita do primeiro medido a atender na cidade, vindas dos padres Francisco Benfica Breyner e Geraldo Nunes Costa e emancipação político-administrativa em 1948, mas, também, pela realização do primeiro Carnaval em fevereiro de 1942.

Na época, o Carnaval foi realizado sob iniciativa do casal Chiquinho Goulart e Dona Fia da Farmácia. Ela ficara encarregada de organizar as fantasias e ensaiar os passos das marchinhas de Carnaval. Já o marido fora encarregado de ensaiar os músicos da Banda.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

“Ó abre alas” – a primeira música especialmente feita para animar o Carnaval em toda a história, “Mamãe eu quero”, “Ta-hí”, dentre outras, estavam entre as marchinhas tocadas na época pela Banda comandada por Chiquinho Goulart.

Assim, depois de dias de preparativos, enfrentando as dificuldades da época, em pleno dia do longínquo fevereiro de 1942, no chão batido da Rua São Paulo, entre as ruas Matriz e Goiás, aconteceu o primeiro Carnaval em Santa Vitória, para alegria, cultura e diversão da pequena comunidade na época.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *