Lendário professor Toninho comemora 76 anos de vida
O professor aposentado Antônio Paulo Franzão, conhecido entre os amigos como Toninho Franzão, completa 76 anos de vida nesta quinta-feira (25).
Com mais de 38 anos de vida dedicado à Educação, Toninho deixou sua marca como educador em Santa Vitória. Por 18 anos, autou como professor na Escola Estadual Prefeito José Franco de Gouveia, onde lecionou Biologia e Química. Também foi diretor da referida escola.
Por suas mãos, passaram várias gerações de santa-vitorienses, muitos do quais hoje ocupam espaço de destaque no nosso meio social. Apesar da fama de “professor disciplinador”, Toninho foi um educador atencioso e bem humorado e colecionou pérolas.
Em sala de aula, aos alunos desinteressados ou que não prestavam atenção às aulas, ele dizia que “as moças iriam choferar um fogão, e os rapazes um trator”.
Toninho tinha a mania de andar de um lado pro outro em frente a lousa, sempre segurando um giz na mão e, quando via um aluno disperso, tacava-lhe o giz para chamar a atenção daquele aluno. E era certeiro.
Certa vez, quando aplicava uma prova bimestral, Toninho flagrou uma aluna colando, mas ficou quieto. No final, quando devolveu a prova corrida à referida aluna… ZERO!!! E junto, a frase “quem cola, sai da escola, mas quando sai, sai burro “.
Outras pérolas do Toninho
- Podem colar, mas, no futuro, as mulheres vão esquentar a barriga no fogão e os homens fritar no sol da roça.
- Vocês não virarão em nada, vão se relacionar com animais!
- Gato que veio ensacado, ensacado vai.
- Sabão em cabeça de burro velho, não espuma.